COLABORE

Fundo Diocesano de Solidariedade beneficia projetos sociais na Bahia

Geral

Desde 2017 iniciativa contempla beneficiários na região de Caetité, no interior do estado

Publicação: 06/04/2022


Coordenado pela Cáritas Diocesana de Caetité, o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) apoia projetos sociais estimulando ações coletivas das pastorais, movimentos populares, coletivos, associações e grupos comunitários. Cultura, educação, agricultura familiar, empoderamento feminino e economia solidária são algumas áreas contempladas pela ação pastoral transformadora.

Coordenadora voluntária no projeto que envolve artes cênicas e música para crianças e adolescentes em Urandi, Idalina Gonçalves destaca os resultados do apoio do FDS para o grupo. “O Fundo Diocesano contribuiu e ainda contribui significativamente com nosso projeto. Recentemente tivemos a renovação dele e, graças a este recurso, podemos manter a oferta de atividades importantes para crianças em situação de vulnerabilidade social. As crianças apresentam resultados grandiosos inclusive já tendo encenado a história do padroeiro Santo Antônio”, aponta.

Artes cênicas e música envolvem crianças e adolescentes em Urandi

Ao todo, entre 2018 e 2020, o projeto contou com atuação de dois monitores de música e teatro que seguem atendendo a um público de 60 crianças e adolescentes e têm no subsídio do fundo os recursos necessários para o custeio de itens essenciais como deslocamento dos colaboradores, alimentação, além do material didático para o público participantes.  O grupo manteve as atividades em formato remoto em 2020 e 2021 devido ao agravamento da pandemia de covid-19.

De 2017 até o momento, a Cáritas Diocesana de Caetité conduziu quatro editais de apoio a projetos por meio do fundo contemplando um total de 38 projetos. Além de Guanambi e Urandi, outros 15 municípios da região contaram com recursos do fundo, como: Botuporã, Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Condeúba, Guajeru, Igaporã, Jânio Quadros, Macaúbas, Monte Alto, Piripá, Riacho de Santana, Tanque Novo e Tremendal.

A última campanha de arrecadação do FDS em Caetité, em 2021, resultou num montante de R$ 60 mil. Ao todo, nas 04 campanhas – de 2017 a 2021 –, foram arrecadados cerca de R$ 200 mil para apoio a projetos sociais na Diocese.

Osvaldino Alves [Padre Dino], diretor presidente na Cáritas Diocesana de Caetité lembra do envolvimento da sociedade civil com o FDS levando a solidariedade adiante com o apoio coletivo. “Nos causa grande alegria pois esta é uma ação solidária que tem se tornado um projeto não só da Cáritas, mas da sociedade como um todo. Há uma mobilização que envolve entidades, pessoas, inclusive há formações sobre a construção de projetos para a captação de recursos. Temos dialogado com todas as forças – sejam elas da Igreja Católica ou não – e o Fundo Diocesano tem contribuído para mostrar que religião não é limite para a defesa da vida”, avalia.

Desde 2021, a Cáritas desenvolveu um espaço virtual para capacitação de elaboração de projetos voltados para grupos e coletivos interessados na submissão de propostas para concorrer à utilização de recursos do FDS.

O cursinho pré-vestibular do Alto Sertão da Bahia integra a rede Podemos Mais, organizada nacionalmente pelo Levante Popular da Juventude. Em Guanambi as atividades iniciaram em 2018 com aulas na associação de moradores do bairro Alto Caiçara, e no final do ano supracitado começou a contar com subsídio do FDS viabilizando o preparo de jovens da periferia de Guanambi para o ingresso nas Universidades.

Curso pré-vestibular beneficia estudantes em Urandi

“Sem dúvida alguma esse recurso é fundamental para a efetivação de projetos como esse que buscam democratizar o acesso ao ensino superior em nossa região, promover inclusão social e diminuir um pouco o abismo de desigualdade do nosso país, sobretudo em um contexto de desmonte das políticas públicas”, avalia Miléia Almeida, coordenadora do cursinho à época.

Fundo Diocesano 2022

O FDS integra a Campanha da Fraternidade (CF) conduzida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As coletas são realizadas na missa do Domingo de Ramos, que neste ano será realizada no próximo dia 10 de abril. Do valor arrecadado na Diocese, 40% são repassados ao Fundo Nacional de Solidariedade e 60% para o Fundo Diocesano de Solidariedade. A Cáritas Diocesana de Caetité, em consonância com o Bispo Dom Carvalho é responsável pela gestão do recurso do Fundo que é direcionado ao apoio de pequenos projetos na região. A CF deste ano tem como tema “Fraternidade e Educação” e acontece nas dioceses e espaços católicos de todo o país, inspirada no Papa Francisco que propõe um novo Pacto Educativo Global.

O Bispo de Caetité, Dom Carvalho, tem apoiado a CF e convida a todos os Padres para incentivarem a coleta da campanha neste ano de 2022 de modo a promover a transformação social futura, com o direcionamento de recursos a grupos que precisam do fomento de iniciativas sociais.

Seleção de projetos

As entidades e grupos que desejam participar se inscrevem mediante edital divulgado previamente e precisam atender aos critérios pré-estabelecidos no documento elaborado pela Cáritas Diocesana de Caetité. O edital prevê um conjunto de informações como a elaboração de um orçamento prévio de custos do projeto em seleção, bem como exigências para a prestação de contas. A avaliação é feita pela diretoria eleita da Cáritas. Sempre após o último edital publicado, é realizada uma formação para a construção de projetos para auxiliar grupos interessados na submissão de propostas para o edital subsequente.

 

Assessoria de Comunicação

Cáritas Regional Nordeste 3

Tag