COLABORE

Em Amargosa, Cáritas realiza seminário sobre prevenção ao trabalho infantil

Áreas de Atuação

Evento chama atenção para importância do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes

Publicação: 11/11/2023


Nos dias 10 e 11 de novembro, Amargosa, na região baiana do Vale do Jiquiriçá, sediou o Seminário sobre prevenção ao trabalho infantil. Realizada pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, a atividade reuniu crianças, adolescentes e atores do sistema de garantia de direitos, bem como defensores e defensoras de direitos humanos para refletir sobre a proteção de crianças e adolescentes que perpassa, entre outros temas, pela questão do trabalho infantil.


A proteção social de crianças e adolescentes no Brasil foi assunto do primeiro dia do encontro, onde as pessoas participantes tiveram uma formação sobre a composição do Sistema de Garantias de Direitos (SGD), os papéis e responsabilidades dos órgãos e esferas envolvidas. O grupo também refletiu sobre o funcionamento do SGD em Amargosa, município sede do seminário. 



Ainda na sexta-feira (10), no caminho de erradicação do trabalho infantil, foi realizada uma oficina de pintura em que participante revisitou suas memórias construindo também uma memória coletiva sobre o tema do trabalho infantil. A proposta foi de resgate de histórias de vida para refletir sobre os trabalhos infantis invisíveis, suas piores formas a presença e os efeitos individuais e sociais. Com a atividade, o grupo pôde compreender elementos históricos e culturais que envolvem o trabalho infantil, visando a sua desnaturalização e ressignificação.



No segundo dia de seminário (11), a partir do diálogo coletivo com as diversas representações participantes, foram pensados compromissos para barrar o trabalho infantil a partir da reflexão acerca da naturalização do assunto e de sua invisibilidade. 

Apoio 

A atividade tem apoio do KNH Brasil que financia o projeto Laços de Amor – iniciativa de acolhimento a crianças e adolescentes com atividades educativas e inclusivas em duas comunidades de Amargosa: Barreiros e Urbis II. Também apoiaram o evento a Misereor, a Kinder e Cáritas Alemã, que direcionam recursos a projetos sociais da Cáritas NE 3.


Texto e fotos:
Rafael Lopes | DRT/BA 4882

Assessoria de Comunicação Cáritas NE3

Tag