Concurso literário fomenta cidadania com crianças e adolescentes

Iniciativa das Cáritas Nordeste 3 e Norte 2 premia trabalhos de destaque

Publicação: 16/05/2024

Ilustrações, poemas e textos literários diversos podem ser encontrados na cartilha da 5ª edição do concurso literário intitulado “35 anos da Constituição Cidadã: quais são os meus direitos?”. O projeto é realizado pelas Cáritas Nordeste 3 e Norte 2 nos Estados da Bahia, Sergipe, Pará e Amapá e desenvolve, junto a crianças e adolescentes, habilidades de escrita e artística.

A edição atual foi construída em 2023 e celebra os 35 anos da Constituição Brasileira. Por meio do Programa de Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ), diversas comunidades inseridas nas Arqui/ Dioceses com presença das Cáritas participam do concurso garantindo representações de crianças e adolescentes das diversas localidades; no regional Norte 2, o público participa por meio do projeto Içá: Ação e Proteção.

As produções realizadas pelas crianças e adolescentes tiveram na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a orientação basilar para a construção crítica e criativa de textos e imagens que externalizaram a sua compreensão acerca do mundo no qual estão inseridos e dos seus anseios, desejos e sonhos.

O concurso é desenvolvido em duas etapas: a primeira com mobilização, diálogo e sensibilização das instituições; e a segunda com a realização das rodas de conversa com foco na produção dos materiais.

“Os encontros propiciaram o espaço seguro de escuta e fala do público infanto-juvenil que refletiu sobre os seus direitos fundamentais, identificando-os e compreendendo a importância de cada um destes para o seu desenvolvimento saudável, visando a sua qualidade de vida. E, ainda, a potencialização do protagonismo desse público. Nas artes criadas, ressaltaram consideravelmente a falta de acesso aos direitos básicos fundamentais, com destaque para a alimentação saudável, educação, saúde, lazer, proteção e cuidado.”, destacou a agente Cáritas Regional Norte 2, Elinete Marques.

Para a assessora regional e membro da coordenação colegiada da Cáritas NE 3, Joice Santana, o concurso é uma oportunidade lúdica para crianças e adolescentes fortalecerem os vínculos familiares e comunitários por meio da arte. “É uma oportunidade também de aprendermos a partir do que surge nas suas produções, principalmente a escutar o que desejam nos dizer sobre seus direitos. É tempo de celebrar durante os momentos de premiação o quanto temos avançado no diálogo intergeracional e pensar horizontes de transformação para as próximas edições e ações arte educativas do PIAJ.”, concluiu.

Histórico e apoio

Na Bahia e em Sergipe, o concurso existe há pelo menos uma década e tem apoio das entidades membro da Cáritas NE3, envolvendo escolas públicas e filantrópicas, grupos e instituições comunitárias que atuam com crianças e adolescentes.

Nesta edição houve participantes da Bahia: em Salvador, Feira de Santana, Serrinha, Barreiras, Ruy Barbosa e Várzea do Poço. Já em Sergipe, participaram crianças e adolescentes de Aracaju e Capela. No regional Norte II da Cáritas (Pará e Amapá), houve representantes de Abaetetuba, Ananindeua, Belém e Marituba.

O protejo tem apoio da KNH, Kindermissionwerk, Misereor, Cáritas Alemã e Ministério Federal de Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha. Esta edição também contou com a parceria da Escola Medalha Milagrosa, em Salvador, que doou a maioria dos livros utilizados nos baús literários para as premiações.

Fotos: Alan Lustosa e parceiros das entidades membro

Texto: Rafael Lopes | Ascom Cáritas NE3