COLABORE

Comunidades apresentam seus Protocolos no III Encontro do Observatório de Protocolos Comunitários

Áreas de Atuação

As comunidades quilombolas acompanhadas pela Cáritas NE3, Brejão dos Negros e Subaé, participaram do evento que ocorreu em Brasília.

Publicação: 26/09/2023


Comunidades e Territórios Quilombolas e Ribeirinhos acompanhadas pela Cáritas Brasileira, através dos Regionais Norte II e Nordeste III participaram do III Encontro do Observatório de Protocolos Comunitários, no Distrito Federal, de 13 a 16 deste mês de setembro. O evento também abrigou o VII Seminário de Pesquisa: Protocolos Autônomos e Jusdiversidade. Foram cerca de 160 participantes, entre quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pesquisadores e autoridades presentes.



Durante quatro dias, foram compartilhadas experiências nacionais e internacionais entre os territórios que já possuem ou não Protocolos de Consulta, e também foram realizados diálogos importantes sobre como implementar os protocolos efetivamente. 

Da Cáritas NE3 participam os Territórios Quilombolas Brejão dos Negros (SE) e Subaé (BA). Da Cáritas Norte 2 participam as Comunidades São João Batista (Rio Campompema - Abaetetuba), Igarapé São José (PAE Santo Afonso,  ilhas de Abaetetuba), São Sebastião (território quilombola Jambuaçu, Moju), PAE Caripetuba (ilhas de Abaetetuba) e os Territórios Quilombolas Terra da Liberdade (Cametá), São José de Icatu (Mocajuba), Bom Remédio (ilhas de Abaetetuba), Abacatal (Ananindeua), Alto Itacuruçá (Ilhas de Abaetetuba), Genipaúba (ilhas de Abaetetuba). Todas comunidades são acompanhadas pela Cáritas Brasileira através do Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina.



Além de falar sobre propriamente os Protocolos de Consulta, para Luciete Duarte Araújo, uma das lideranças da Comunidade Quilombola de Subaé: “O evento foi um espaço para além de mostrar os nossos protocolos. Nele tivemos a chance de ouvir e expressar nossas indignações e escutar outros parentes como indígenas e ciganos.” Os Protocolos do Quilombo Subaé (Antonio Cardoso, BA) e do Território Brejão dos Negros (SE) foram recentemente construídos e lançados pelas comunidades, em trabalho feito com a Cáritas e parceiros de cada região. O Protocolo do território Brejão dos Negros também foi levado pela líder quilombola Izaltina Silva Santos, que cantou uma bela música do seu povo ao apresentar o protocolo da sua comunidade para o público. Veja aqui

Você pode ler mais sobre o assunto nesta matéria e nesta matéria publicadas recentemente pela nossa equipe. Para acessar os arquivos do Protocolos de Consultas das comunidades você pode acessar nossa biblioteca virtual, disponível em nosso site. Também ambas publicações possuem áudio-livros, estão disponibilizadas em nosso canal do Youtube e Spotify. 




ASCOM CÁRITAS NE3


_______________________________________

🌱 Esta ação faz parte do Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina, um projeto desenvolvido pela Cáritas Brasileira (Regionais Norte 2 e Nordeste 3), Cáritas Honduras e Colômbia, com o apoio da Cáritas Alemanha e Ministério Alemão para Cooperação e Desenvolvimento.

Em todos os países, as comunidades tradicionais são fortalecidas em suas práticas de convivência com o bioma que colaboram para o equilíbrio do clima global. E também na organização coletiva para que incidam nas políticas públicas voltadas aos seus territórios.

Tag