A crise econômica e política na Venezuela tem forçado muitas pessoas a deixarem seu país em busca de melhores condições de vida. Um grupo formado por homens, mulheres e crianças chegaram a Vitória da Conquista e estão sofrendo sem acesso a abrigo adequado, alimentação e assistência médica.
No último mês de junho, os venezuelanos que migraram para Conquista foram até a Cúria Metropolitana solicitar ajuda com alimentos, cobertores e colchões para amenizar a situação precária em que estão vivendo.
Após uma visita ao local onde os venezuelanos estão abrigados, o coordenador da Cáritas Arquidiocesana de Vitória da Conquista, Diácono Luciano Lima, constatou a necessidade de mobilização de outras instituições para ajudar os venezuelanos, como a Defensoria Pública, o Ministério Público da Bahia e a OAB. Entre as ações já realizadas, houve reuniões com representantes da secretaria de Assistência Social de Vitória da Conquista, da Igreja Católica e da sociedade como a OAB - seção de Vitória da Conquista.
A Cáritas Arquidiocesana de Vitória da Conquista está dialogando com as secretarias municipais e com a Secretaria Estadual de Justiça, mas enquanto aguarda um retorno do poder público, mobiliza uma campanha solidária em parceria com a OAB para amenizar o sofrimento dos irmãos venezuelanos. Confira no card abaixo como ajudar:
O que é a Cáritas?
A Cáritas é um “organismo” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem sua atuação no campo da ação social da Igreja.
É uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.
A palavra “Cáritas” tem sua origem no latim, que significa “caridade”, e se traduz na prática da solidariedade diante de situações em que a vida estiver ameaçada. Trata-se de uma rede de pessoas organizadas em grupos, comunidades, paróquias, municípios e regiões que contribuem para a vivência da solidariedade, construção da cidadania e fortalecimento da democracia e da organização popular, visando a uma sociedade justa e solidária.
TEXTO: Cáritas Arquidiocesana de Vitória da Conquista