COLABORE

Programa busca fortalecer luta por garantia de direitos em comunidades da Bahia e Sergipe

Áreas de Atuação

Iniciativa da Cáritas Nordeste 3 conta a parceria da Cáritas Alemã e Cooperação Alemã DEUTSCHE ZUSAMMENARBEIT

Publicação: 27/04/2022


Nos últimos anos os povos e comunidades tradicionais têm vivenciado a fragilização de políticas públicas devido aos retrocessos políticos, econômicos, sociais e ambientais que são agravados com ataques aos territórios por parte de grandes projetos do capital. Os povos e comunidades tradicionais seguem sendo resistência e se reorganizando na busca pela garantia de direitos.

Diante deste contexto, o Programa Global contempla povos e comunidades tradicionais do Brasil, Colômbia e Honduras com ações desenvolvidas em conjunto com os países supracitados ao longo dos próximos dois anos. Ao todo, 19 comunidades participam da iniciativa que poderá beneficiar mais de 1100 famílias e cerca de 4800 pessoas. Serão realizadas atividades e acompanhamentos na defesa de direitos como, por exemplo, ligados à terra e meio ambiente, bem como ao fortalecimento da participação política das comunidades rurais.

As comunidades que participam do Programa estão nas regiões Oeste, Alto Sertão, Região metropolitana de Salvador e Recôncavo, na Bahia; e Baixo São Francisco, em Sergipe. Muitas enfrentam desafios ligados ao reconhecimento territorial e algumas regiões sofrem com a grilagem de terras por empresas do agronegócio que atuam com plantios de monoculturas como a soja. Os impactos da mineração também são enfrentados pelos coletivos.


Comunidade Pau Ferro, Caetité


Outros desafios estão ligados aos processos de mobilização social das comunidades para o enfrentamento às violações de direitos, com o fortalecimento da organização política e comunitária; a busca por políticas de preservação ambiental e ampliação de políticas públicas; o resgate de elementos socioculturais, étnicos de identidade e ancestralidade e à ampliação de oportunidades de geração de trabalho e renda.

Na Bahia e em Sergipe, o projeto teve início em janeiro de 2022 pela equipe da Cáritas Nordeste 3. O Programa Global buscará fortalecer a luta pela defesa do território com valorização cultural e estratégias jurídicas populares envolvendo mulheres e jovens com seus saberes e potencial de incidência política. Experiências adaptadas às mudanças climáticas a partir das demandas locais também deverão ser implementadas junto aos grupos que têm seus saberes e práticas desenvolvidas em convivência com os biomas.


Comunidade quilombola na Bahia se destaca com a produção de farinha, a partir da mandiocultura.


Em visita à comunidade quilombola Bete II, em São Gonçalo dos Campos, região metropolitana de Feira de Santana, no último dia 11 de abril, o representante da Cáritas Alemã, Manuel Bretttschneider afirmou que, mesmo com os obstáculos da pandemia de Covid-19, o projeto segue avançando. “Consigo ver um avanço muito construtivo. De maneira geral, a pandemia tem trazido impasses e mesmo assim vocês [Cáritas Nordeste 3] conseguem trabalhar tanto no âmbito das comunidades, fortalecendo as bases, mas também contribuindo com a transformação de estruturas que são tão importantes nesses tempos. Estou bem satisfeito e feliz com essa visita”, destaca.

Como afirma a integrante da comunidade quilombola Alto do Tororó, em Salvador, Maria de Fátima, é preciso “resistir para existir”. E isso o programa pretende fazer com as comunidades, em rede e em cooperação, na incansável luta pela defesa dos direitos.


Visita do representante da Cáritas Alemã, Manuel Bretttschneider.


Cáritas Nordeste 3

A Cáritas Nordeste 3 é um dos braços da Cáritas Brasileira e, ao longo de seus quase trinta e quatro anos, agrega 18 entidades membro organizadas em cinco regiões pastorais (territórios de articulação que somam no fortalecimento da rede nos estados da Bahia e Sergipe). Além de defender os direitos dos povos e comunidades tradicionais, a instituição atua em defesa dos direitos humanos, no fortalecimento da economia popular solidária, no enfrentamento à exploração, abuso e violência sexual de crianças e adolescentes, na luta por equidade de gênero e desenvolve ações para a coerente convivência com os biomas bem como vivencia, na prática, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso.

 

Assessoria de Comunicação

Cáritas Nordeste 3

Tag