Marcha pelos direitos sociais e ambientais da Pan-Amazônia marca abertura do 10º Fospa

Integrantes do Programa Global das Comunidades de Nossa América Latina participaram da caminhada

Publicação: 29/07/2022

Por Rafael Lopes

Entoando palavras de ordem e exibindo cartazes, adesivos e bandeiras de militância, integrantes do Programa Global das Comunidades de Nossa América Latina – incluindo membros da Cáritas Nordeste 3 e Norte 2, Cáritas Colômbia e Honduras – participaram da marcha de abertura do 10º Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa).

Milhares de pessoas foram às ruas da capital paraense em defesa da vida e do meio ambiente. O cortejo saiu da Escadinha das Docas em direção à praça Waldemar Henrique. O Fospa reúne lideranças indígenas, ribeirinhas, camponesas e urbanas do Pará, Brasil e de outros países com mais de 260 atividades até o próximo domingo (31). Rodas de conversa, homenagens ao mártires da Amazônia e manifestações contra o fascismo e o ecocídio integram a programação.

FOTO: Rafael Lopes | Comunicação Cáritas NE 3

Para Jardel Nascimento, da coordenação colegiada Cáritas Nordeste 3, é um momento histórico e urgente. “Voltar às ruas em Belém, casa do pão, para fazer a abertura do 10º Fórum Social Panamazônico trazendo bandeiras de luta e resistência e pedindo o retorno de políticas públicas para os povos da Amazônia é uma missão necessária diante da conjuntura nacional que vivenciamos no Brasil”, declara.

De acordo com Jardel, participar do Fospa enquanto agente Cáritas é uma demonstração de resistência. “Seguimos em resistência unindo forças à luta de todas as pessoas que aqui estão, principalmente do Brasil e da América Latina, para dizermos um basta a esse governo genocida e às políticas que estão matando a Amazônia. Queremos respirar e nosso oxigênio está na defesa e preservação da Amazônia e dos povos da floresta”, acrescenta Nascimento.

FOTO: Rafael Lopes | Comunicação Cáritas NE 3

Para a assessora regional na Cáritas Norte 2, Ivanilde Silva, a participação do programa global no Fospa é um reafirmar da existência e resistência amazônicas. “Diante desse cenário em que cada vez mais os povos de nossas comunidades vêm sendo ameaçados pelos empreendimentos que já se instalaram e pelos que estão se instalando na região Amazônica no Brasil e em outros países, a Cáritas, por meio do Programa Global, busca não somente defender direitos, mas trazer para o debate importantes temáticas que são abordadas neste fórum”, avalia.

“O Fospa, aqui na Amazônia, é marcante para todo esse processo de construção e caminhos que a Cáritas vem trilhando. A presença, principalmente da juventude e de mulheres, sinaliza que essa resistência é feminina e a Amazônia e seu povo estão sendo violados e precisam ser respeitados em sua integridade”, conclui a assessora.

Programa Global

O Programa Global das Comunidades de Nossa América Latina é desenvolvido pela Cáritas Brasileira (Regionais Nordeste 3 e Norte 2), Colômbia e Honduras e apoiado pela Cáritas Alemã e Ministério de Cooperação Econômica da Alemanha.  Busca melhorar a implementação dos direitos à terra e ambientais, promover a participação política das comunidades rurais e disseminar abordagens inovadoras para a adaptação às mudanças climáticas nos territórios envolvidos no projeto.