Encontro regional reuniu dezenas de mulheres da Bahia e Sergipe em Salvador

Evento realizado pela Cáritas Nordeste 3 levou formação, rodas de conversa e intercâmbio feminino

Publicação: 15/06/2022

No último final de semana, dias 10 e 11 de junho, Salvador sediou o Encontro Regional de Mulheres com o objetivo de promover o debate sobre a participação das mulheres nos processos políticos e eleitorais. A iniciativa foi da Cáritas Brasileira regional Nordeste 3.

A socióloga e defensora dos direitos humanos, das mulheres, negros e LGBTQIA+, Vilma Reis foi destaque no encontro que empoderou mulheres na Casa de Retiro Sagrada Família. Vilma Reis destacou pautas amplas que acabam atingindo as mulheres, sobretudo, as do campo que constroem a agricultura familiar, donas de casa e mães de família que colocam alimentos na mesa de muitos brasileiros. "Não podemos fazer conciliação com os que violam nossos direitos. Teremos que, com muita coragem, pautar reforma agrária, repensar a política ambiental do país, a política de mineração”, apontou.

A jornalista e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA) e em Sociologia (UFS), Laila Oliveira, foi uma das integrantes na roda de conversa e ressaltou a necessidade da inserção feminina na política. “Estamos vivendo um verdadeiro retrocesso aos direitos conquistados num governo de ameaça direta às minorias sociais e são as mulheres que estão à frente dessa luta e resistência contra todos os abusos e violências. Discutir esse processo eleitoral e a incidência política de mulheres é uma forma de demarcar nossa inserção e a importância de votarmos em mulheres que, de fato, possam construir e lutar pelas pautas que defendemos”, acrescenta.

O encontro levou informação e troca de experiências às mulheres numa metodologia inclusiva com rodas de conversa, oficinas, exibição de filme e até lançamento de livros para aprofundar temas ligados ao direito à cidade; diversidade sexual e de gênero; introdução aos conceitos feministas; e mulheres e as identidades étnico-racial. Uma cirandinha de saberes com crianças e adolescentes também foi realizada.