COLABORE

Comunidades atingidas pelas enchentes na Bahia recebem Cáritas Bélgica e Suíça

Áreas de Atuação

Nos dias 13 e 14 de junho, representantes realizaram o monitoramento das ações do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais.

Publicação: 15/06/2022



Bairro Salobrinho, Ilhéus/BA.


O coordenador administrativo financeiro da Cáritas Suíça no Brasil, Romero Santana, e o representante do Setor de Cooperação Internacional da Cáritas Bélgica, Saul Pajaron Hornero, estiveram em Ilhéus, Itabuna e Itajuípe, na Bahia, para uma série de visitas às comunidades afetadas pelas consequências das fortes chuvas do final do ano passado. 


A atividade aconteceu nos dias 13 e 14 de junho, e o objetivo foi o monitoramento das ações do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais. O projeto é uma realização da Cáritas Brasileira, com o financiamento da Cáritas Bélgica, Cáritas Suíça e Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO).



Visita à residência de José Oliveira Santos, que reconstruiu parte da residência destruída pela enchente do rio Cachoeira com o recurso do cartão multipropósito. Bairro Salobrinho, Ilhéus/BA.


Além das visitas às casas das famílias beneficiárias, os representantes participaram das entregas de kits de limpeza, de higiene familiar e de higiene infantil, bem como da distribuição dos cartões multipropósito na Igreja Maria Goretti, bairro Mangabinha, Itabuna/BA, que contou com a bênção de Dom Carlos Alberto, bispo da Diocese de Itabuna.


Desde fevereiro de 2022, a iniciativa tem atuado junto às famílias atingidas em Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu, Dário Meira (Bahia), Palmópolis e Rio do Prado (Minas Gerais). Ao todo serão 24.000 pessoas beneficiadas com a distribuição dos cartões multipropósito e dos kits.



Mariana e Jardel em visita à beneficiária Valdete Muniz Gama, que aplicou o recurso do cartão multipropósito para reconstruir sua casa, parcialmente atingida pelas inundações no bairro Salobrinho, Ilhéus/BA.


“É perceptível no semblante mais tranquilo das pessoas, o impacto positivo do projeto e a gratidão à Igreja, à rede Cáritas, à força do voluntariado mobilizado pelas dioceses e paróquias, à ação dos agentes, ao apoio das organizações de ajuda humanitária nesse momento de reconstrução, não somente dos bens perdidos, mas sobretudo da vida, da dignidade”, observou Jardel Nascimento. “Para nós é gratificante voltar aqui hoje e perceber que a missão da Cáritas, que é a missão da Igreja, se concretiza nesses momentos”, acrescentou.


Incidência


Durante a rodada de visitas às comunidades afetadas, a equipe teve a oportunidade de saber mais sobre o retorno do poder público quanto à situação das famílias. “Nos relatos de grande parte das visitas constatamos que, infelizmente, o poder público não cumpriu efetivamente o seu papel”, relatou Jardel. “É preciso realmente ter uma unidade de forças, com a efetivação das políticas públicas necessárias para trazer mais alento e tranquilidade às famílias”, completou.


Texto: Ascom Cáritas Brasileira

Fotos: Guthierry Andrade

Tag