Coletivo discute pauta socioambiental na Bahia

Grupo pretende levar propostas ao governador eleito, Jerônimo Rodrigues

Publicação: 21/11/2022

Na última quarta-feira (16), a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, por meio do assessor regional, Márcio Lima, e da assessora, Rodjane Matos, participou de uma reunião na CESE, em Salvador, com mais de 13 entidades, movimentos sociais, pastorais sociais, instituições técnicas da área ambiental e ativistas.

O encontro teve como objetivo realizar uma escuta e acolher proposições referentes à  política ambiental do estado da Bahia. A proposta do coletivo foi apresentar ao novo governo estadual um documento técnico e político a partir da sociedade civil trazendo um conjunto de pautas e reivindicações ligadas a área socioambiental e à sustentabilidade para a agricultura familiar e para os povos e comunidades tradicionais.

Outra proposta discutida pelo coletivo foi a articulação de uma audiência com o governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT) nas próximas semanas a fim de apresentar as questões discutidas e encaminhadas pelo coletivo.

A convivência com os biomas é uma área de atuação estratégica na Cáritas Regional Nordeste 3, sobretudo no território do Semiárido. "É preciso visibilizar a convivência com os biomas, o impacto que as mudanças climáticas geram e produz emergências e ações humanitárias", destaca o integrante da coordenação colegiada na Cáritas NE3, Gerinaldo Lima.

Por meio do Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina, a Cáritas Nordeste 3 acompanha 20 comunidades nos estados da Bahia e de Sergipe e também tem como um dos eixos centrais a convivência com os biomas.

Programa Global

O Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina é desenvolvido pela Cáritas Brasileira (Regionais Nordeste 3 e Norte 2), Cáritas Colômbia e Honduras e apoiado pela Cáritas Alemã e Ministério Alemão. É realizado a partir da participação e incidência política nas comunidades tradicionais em cada país e visa melhorar a implementação dos direitos à terra e ambientais, promover a participação política das comunidades rurais e disseminar abordagens inovadoras para a adaptação às mudanças climáticas nos territórios.