Candidatos e candidatas às eleições na Bahia assinam carta compromisso da Cáritas Nordeste 3

Iniciativa do Programa Global integra campanha em defesa da democracia

Publicação: 29/09/2022

Seguindo em defesa das comunidades e povos tradicionais e do estado democrático de direito, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 entregou, ao longo dos últimos dias, uma carta compromisso a diversos candidatos e candidatas ao legislativo estadual, federal e governador na Bahia. A ação partiu do Programa Global das Comunidades de Nossa América Latina que tem, entre outros objetivos, fazer incidência política e atuar em defesa dos territórios.

A iniciativa é parte da campanha “+ democracia, + direitos: essa luta é nossa” e apresenta as principais pautas de reivindicação e luta dos povos e comunidades tradicionais que enfrentam no cotidiano a invasão do capitalismo predador e a constante violação de direitos básicos como o de ir e vir, acesso à água, à terra e à comunicação.

Lucinha do MST também firmou compromisso com as comunidades

Os candidatos a governo do estado, Jerônimo Rodrigues (PT) e kleber Rosa (Psol) assinaram o documento. Já as candidatas a deputada federal, Vilma Reis (PT), Maria Marighella (PT) e Valmir (PT) também firmaram compromisso, junto aos candidatos ao pleito estadual, Marcelino Gallo (PT), Neusa Cadore (PT), Olívia Santana (PCdoB), Professora Nilza (PT), Professor Marciel Viana (Psol), Hilton (50), Lucinha do MST (PT) e Silvio Humberto (PSB).

Entre as pautas construídas coletivamente pelas 20 comunidades do projeto estão a defesa de políticas públicas como acesso à água, saúde e programas de geração de renda como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); assistência jurídica integral e gratuita; posicionamento coerente com questões ambientais; combate ao racismo e intolerância religiosa; e o mapeamento de territórios tradicionais.

Programa Global

O Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina é desenvolvido pela Cáritas Brasileira (Regionais Nordeste 3 e Norte 2), Cáritas Colômbia e Honduras e apoiado pela Cáritas Alemã e Ministério Alemão. É realizado a partir da participação e incidência política nas comunidades tradicionais em cada país e visa melhorar a implementação dos direitos à terra e ambientais, promover a participação política das comunidades rurais e disseminar abordagens inovadoras para a adaptação às mudanças climáticas nos territórios.