COLABORE

Cáritas reforça tradição de Santo Antônio e lembra dos impactos socioambientais da crise climática

Institucional

Igreja alerta para o papel da sociedade na proteção ambiental

Publicação: 30/05/2025


No próximo dia 13 de junho, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 fará uma celebração em reverência a Santo Antônio. A reza para o santo casamenteiro será na sede da entidade em Brotas, na rua Emília Couto, 270b, às 18h. A entrada é gratuita.

Durante a abertura da atividade, o secretário regional, Jardel Nascimento, reforçará a importância da tradição dos festejos juninos, fazendo um alerta para a incidência da crise climática na cultura popular, sobretudo pelos impactos na agricultura familiar – responsável pela produção de alimentos típicos de junho.

O evento já é realizado pela entidade há cerca de uma década. A atuação da Cáritas NE 3 abrange a execução de projetos sociais nos estados da Bahia e de Sergipe. A organização é uma entidade-membro da Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Atuação da Cáritas Nordeste 3 - Nos estados supracitados, por meio de diversos projetos de incidência política e fortalecimento comunitário no caminho de garantia de direitos e empoderamento, o regional Nordeste 3 da Cáritas atua em áreas temáticas estratégicas como economia popular solidária; convivência com os biomas; programa infância, adolescência e juventudes; e povos e comunidades tradicionais.

Tradição católica

Na comunidade católica, Santo Antônio inspira as trezenas (13 noites de reza, de 1º a 13 de junho), ritual realizado por inúmeros devotos Brasil afora. O Santo é cercado por simpatias e tradições populares e é conhecido como casamenteiro. Ele faleceu em 13 de junho de 1231, por isso é o primeiro a ser homenageado das festas juninas.

Serviço

O que: Reza de Santo Antônio
Quando: 13/06, 18h
Onde: Cáritas Nordeste 3 (rua Emília Couto, 270b, Brotas, Salvador-BA)
Quanto: gratuito 

 

Tag