Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Plano de ação em defesa do Rio Utinga e da Bacia do Paraguaçu será discutido

23 de agosto de 2017
©Thomas Bauer/ CPT Bahia

Representantes de comunidades, prefeitos, secretários e lideranças, estarão reunidos no dia 8 de setembro para elaboração de um plano de ação em defesa do Rio Utinga e da Bacia do Paraguaçu. A decisão foi anunciada, na quinta-feira (17/08), durante o evento “Bacia Hidrográfica do Paraguaçu: Raízes que geram vidas”, realizado no Assentamento São Sebastiao de Utinga (Wagner/BA). O momento contou com o lançamento da campanha de conservação da bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu e o II Mutirão de reflorestamento das margens do Rio Utinga.

Escolhido por simbolizar o início da luta pela terra na chapada diamantina, sendo o primeiro assentamento organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na região, o Assentamento São Sebastião de Utinga amanheceu ligado por uma corrente de união de diferentes Povos, organizados em Associações, Movimentos Sociais, Dioceses, Sindicatos e escolas, que em comum, tem como objetivo: lutar em defesa da bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu.

©Thomas Bauer/ CPT Bahia

©Thomas Bauer/ CPT Bahia

Na mesa de debate, o Cacique Juvenal (Payayá), Wilson Pianissola (MST), Vanderlei Almeida (Secretário de Agricultura de Wagner/BA), Marcos Mota (Prefeito de Lajedinho/BA) e Geraldo Reis – Secretario de Meio Ambiente do Estado da Bahia, expuseram os principais conflitos que a região tem enfrentado relacionados à água e as saídas para esse quadro.

Na ocasião, o secretario de meio ambiente afirmou que será disponibilizado  em forma de licitação cerca de R$ 1,4 milhão, com a perspectiva de revitalizar cerca de 150 hectares na microbacia do Rio Utinga.

A bacia do Paraguaçu é uma das mais importantes do estado, sendo essencial para o abastecimento de diversas regiões, e entre elas, está à região metropolitana de Salvador. Segundo o site da Ong Conservação Internacional (CI), “mais de três milhões de pessoas dependem das águas deste rio, cuja bacia se estende por mais de 55 mil km2, abrangendo 86 municípios e 10% do território do estado”.

Saiba mais sobre o assunto na matéria CHAPADA DIAMANTINA: A CAIXA D’ÁGUA DA BAHIA VAI SECAR!

Com inforamações de  Romilson Joaquim/Jornalista -MST – São Sebastião

Fotos: Thomas Bauer/CPT Bahia

Mapa: Gabriel Reis/Caritas regional NE III.

Comentários

comentários

Seja um Doador

Somos Nordeste 3 – Somos Cáritas

Faça parte dessa rede
Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Regional Nordeste 3
Rua Emília Couto, Nº 270 B - Brotas
CEP 40.285-030


Salvador/Bahia
+55 (71) 3357-1667

caritasne3@caritas.org.br