Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Rede Permanente de Solidariedade

Acreditamos que é possível superar as desigualdades sociais e transformar a situação de milhares de pessoas. Mas para isso acontecer é preciso um trabalho conjunto, somando os esforços de cada um e cada uma de nós.

Nos últimos dez anos, a Cáritas Brasileira contribuiu para transformar a vida de mais de 300 mil famílias em todo o país. Destas, cerca de 100 mil reconstruíram suas vidas após grandes catástrofes ambientais. Outros 10 mil trabalhadores e trabalhadoras encontraram na Economia Popular Solidária uma alternativa de renda. Mais de 100 mil famílias convivem com o Semiárido graças às obras hídricas que captam e armazenam as águas da chuva e garante colheita o ano todo, mesmo em períodos de grandes secas.

Esses são apenas alguns dos projetos desenvolvidos pela Rede Cáritas, a qual o Regional Nordeste 3 faz parte. E eles só acontecem porque mãos solidárias acreditam e apoiam o nosso trabalho. Constroem com a gente um mundo mais justo e igualitário. Somos uma grande rede mundial e lutamos junto com os excluídos e excluídas para a superação das mazelas que deixam milhares de seres humanos à margem da garantia de seus direitos.

A sua solidariedade também pode transformar vidas e, juntos/as, podemos construir um mundo mais justo para todos/as.

Se você acredita na força da solidariedade, junte-se a nós.

Conheça nossos projetos:

Convivência com o Semiárido

A Cáritas Regional Nordeste 3 implementou o Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido Brasileiro, visando a Segurança e Soberania Alimentar das famílias, por meio do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2, em parceria com o governo federal através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Fundação Banco do Brasil, dentre outros órgãos. Além de realizar ações voltadas para o Acesso e Manejo Sustentáveis da Terra e da Água para produção de alimentos, foram construídas, em 2014 e 2015, mais de 550 tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva tanto em propriedades quanto em escolas rurais.

Economia Popular Solidária

A Cáritas Regional Nordeste 3 acredita que as iniciativas de Economia Popular Solidária (EPS) podem, de fato, contribuir para o enfrentamento da exclusão social, disseminando uma cultura diferente do sistema econômico vigente. Por esta razão, a organização vem ao longo dos anos fortalecendo e articulando iniciativas de EPS em múltiplas escalas, partindo das dinâmicas local, regional, estadual e nacional, realizando parcerias e unindo-se a movimentos populares para avançar rumo ao desenvolvimento sustentável, solidário e territorial.

De 2008 a 2015, cerca de 4.000 famílias estiveram envolvidas em processos de mobilização social em defesa dos direitos humanos e pela consolidação de um desenvolvimento sustentável e solidário. Dessas famílias, muitas encontraram na Economia Popular Solidária uma alternativa de renda.

Incidência Política

Nas lutas emancipatórias, a partir de processos coletivos, organizativos, promovendo o protagonismo de grupos e comunidades, bem como no fortalecimento de iniciativas em redes de articulação, fórum e ações de incidência política, a Cáritas Regional Nordeste 3 busca animar a construção de espaços de democracia participativa, de inclusão e transformação social.

O propósito é de buscar o fomento, a organização e o fortalecimento de ações em defesa dos direitos humanos, das mobilizações populares, junto aos movimentos sociais e o controle social de políticas públicas, em parceria com outras organizações da sociedade civil, impulsionando processos de Formação Permanente para a cidadania, de empoderamento das organizações sociais e populares e de ações estruturantes da sociedade para enfrentar as situações de vulnerabilidade e exigir políticas públicas garantidoras dos direitos.

Catadores/as de materiais recicláveis

As entidades membro que compõem o Regional Nordeste 3 tanto já desenvolveram projetos de assessoramento a grupos informais na formação de cooperativas e associações, como ainda apoiam a organização do trabalho desses grupos, além de atuar no fortalecimento da mobilização de recursos para auxiliar na organização estrutural: obtenção de galpão para estocar os materiais coletados, equipamentos de proteção e máquinas de processamento de materiais.

Infância, Adolescência e Juventude

Com o objetivo de garantir o princípio da proteção integral às crianças, adolescentes e jovens com distintas e contextualizadas metodologias e perspectivas, fortalecendo as comunidades e coletivos na construção de uma sociedade em que a violência seja superada e uma cultura de paz e tolerância sejam efetivos entre todos e todas. A Cáritas Regional Nordeste 3 já desenvolveu projetos relacionados ao Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), que incentiva e apoia atividades educativas com foco no Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescente e outros referenciais de apoio na defesa e proteção destas categorias sociais, estimulando a participação política em suas comunidades, Conselhos de Direito e Fóruns da Criança, Adolescente e Juventude. Além disso, a Cáritas Regional Nordeste 3 e a Kindernothilfe (KNH) fecharam, em 2016, uma parceria de 5 anos para desenvolvimento do projeto “Vida Sustentável em Queimada Grande: crianças e adolescentes construindo um lugar bom de se viver” voltado para crianças e adolescentes.

Todos esses projetos e ações voltados para desenvolvimento solidário e sustentável, convivência com o semiárido, políticas públicas, economia popular solidária, ações com crianças jovens e adolescentes, catadores e catadoras de materiais recicláveis, ações de comunicação para a mobilização social, estão interagindo fortemente para produzir resultados concretos e apropriados às múltiplas realidades que desafiam o Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe.

Veja, abaixo, como fazer parte da rede de solidariedade da Cáritas:

Como colaborar:

ícone de coração

Faça uma doação financeira

Para colaborações financeiras, escolha aqui a opção mais adequada a você.
   
icone-voluntario

Seja um voluntário

Ministre cursos, ensine trabalhos específicos ou colabore com quaisquer outros talentos – Nos informe aqui de que forma gostaria de colaborar.
 
Sua empresa pode ajudar

Sua empresa pode ser muito útil para a Cáritas

Patrocine nossos projetos ou ofereça serviços.Clique aqui para nos contar como sua empresa pode colaborar
 
Doe roupas, alimentos e objetos

Doe alimentos, roupas e objetos

Nos informe aqui o que gostaria de doar.