Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Queimada Grande realiza Fórum Social Local

07 de dezembro de 2017
WhatsApp Image 2017-12-07 at 18.04.30 (1)

A comunidade de Queimada Grande, localizada em Banzaê (BA), realizou nesta terça (5/11) o seu primeiro Fórum Social. O evento, que reuniu cerca de 300 participantes na Escola Abraão Souza Gama,, trouxe o tema Vida sustentável em Queimada Grande: Crianças e adolescentes construindo um lugar bom de se viver.

A programação do Fórum contou com apresentação musical e de cordel produzido pelos adolescentes multiplicadores, contação de histórias, visita à exposição fotográfica fruto das Oficinas de Arte Educação e de Fotografia sobre os direitos das crianças e adolescentes e um bate-papo com o presidente do  Conselho dos Direitos das Crianças e adolescentes do Município de Banzaê, Antônio Carlos Bittencourt dos Santos.

“ É de extrema importância esse fórum e o trabalho que vêm sendo feito aqui na comunidade. A gente percebe os efeitos que tem surtido em relação a conscientização não só para as crianças, mas para os professores, direção escolar, família e comunidade em geral. A Cáritas tem fortalecido bastante o protagonismo dos jovens, isso é muito importante. Quando eu vejo um grupo se autodenominando como adolescentes multiplicadores, percebo o empenho que vêm sendo feito para que a garantia de direitos seja concretizada”, afirma.

IMG-20171207-WA0030

Também foram constituídos grupos de trabalho nas salas, tendo como facilitadores as professoras da turma e dois adolescentes multiplicadores, onde os participantes foram convidados a reflexão sobre a situação das crianças e adolescentes no povoado e o que pode ser feito para melhoria dos problemas identificados. Cada turma/sala refletiu duas questões a partir de um direito básico (saúde, educação, esporte, lazer, cultura, convivência familiar e comunitária) e construiu propostas que subsidiarão o Plano de Políticas Públicas, que posteriormente será protocolado na Câmara de Vereadores em uma sessão especifica para tratar dos direitos das crianças e adolescentes.

Vitória de Jesus Silva (13 anos), adolescente multiplicadora, destaca a visita feita a câmara de vereadores, onde aprendeu sobre o funcionamento das políticas públicas. “ Aprendi muito sobre o direito da criança e do adolescente e estudamos muito para sabermos nossos direitos e construir o fórum”.

O Fórum Social Local foi organizado pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste em parceria com a Escola Municipal Abraão Souza Gama e a Associação Semente da Esperança. O evento é apoiado pela Kinde Not Hilfe, através do projeto Vida sustentável em Queimada Grande: Crianças e adolescentes construindo um lugar bom de se viver.

Por Assessoria de Comunicação Cáritas Ne3

Com informações de Josilene Passos, Amanda Santos, Joice Santana e Alexsandro Nascimento.

Comentários

comentários

Seja um Doador

Somos Nordeste 3 – Somos Cáritas

Faça parte dessa rede
Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Regional Nordeste 3
Rua Emília Couto, Nº 270 B - Brotas
CEP 40.285-030


Salvador/Bahia
+55 (71) 3357-1667

caritasne3@caritas.org.br