Projeto Empreendimentos Solidários para Mulheres Rurais do Semiárido realiza avaliação

02 de março de 2018
WhatsApp Image 2018-03-02 at 11.47.26

Promover grupos de mulheres que atuam com Economia Popular Solidária (ECOSOL) em seus territórios, fomentando, fortalecendo e dando visibilidade aos empreendimentos. Este é o objetivo do projeto Empreendimentos Solidários para Mulheres Rurais do Semiárido, que realiza seminário de avaliação nesta sexta (02/03) e sábado (03/03), na cidade de Serrinha (BA).

“O objetivo do momento é fazer uma avaliação da execução do projeto. A ideia é observar os impactos que foram alcançados e pensar perspectivas de futuro, alinhando com o projeto da rede de comercialização do regional.”, explica Marcus Fabricio, assessor da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, que desenvolve o projeto em parceria com a Cáritas Diocesana de Serrinha, Cáritas Diocesana de Amargosa e apoio da Manos Unidas.

Atividade em grupo que dialoga sobre avanços, desafios e perspectivas do projeto

As principais demandas trazidas pela Associação dos Agricultores de Sítio do Meio e Adjecências (Elísio Medrado/A) e do Grupo de Mulheres apoiado pelo Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Serrinha, beneficiários do projeto, eram a necessidade de estruturação dos espaços de trabalho, aquisição de equipamentos  e assessoramento técnico.

Para Ivonete Santos, presidenta da Associação dos Agricultores de Sítio do Meio e Adjecências, a iniciativa possibilitou que o grupo de beneficiamento de polpas reformasse o espaço de acordo com as exigências sanitárias, adquirisse equipamentos e participasse de processos de formação e construção das suas próprias ferramentas de gestão. “Depois do projeto, descobrimos que nosso produto tem valor”, afirma.

A programação do seminário de avaliação também conta com o debate sobre a situação da política pública de economia solidária, visita ao Armazém da Agricultura Familiar e ao Grupo e Mulheres.

Por Morgana Damásio – Assessoria de Comunicação Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3