Projeto Conexão Negra capacita jovens da Bahia para atuação em publicidade e propaganda

17 de setembro de 2019
Conexão-Negra-4

A conclusão do curso de capacitação dos/as 82 jovens que participaram da primeira etapa do Projeto Conexão Negra, na tarde do último sábado (14), na sede do Grupo Cultural Ilê Aiyê, no bairro da Liberdade, em Salvador, é “um marco na inclusão de negros e negras no mercado de trabalho”. A definição foi dada pela Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Valdirene Assis, responsável pela iniciativa, que é realizada em parceria com a Cáritas Brasileira, com apoio de outros organismos, como Pacto Global e ONU Mulheres. O objetivo do projeto é oferecer capacitação em áreas específicas associadas ao acesso direto às principais empresas do setor. Através de ações de sensibilização, as maiores agências baianas de publicidade e a Associação que congrega as principais do setor, ABAP, se envolveram no compromisso de aproveitar esses/as jovens em seus quadros de colaboradores/as.

Jovens participantes falaram da experiência de aprender com alguns dos grandes publicitários e publicitárias da Bahia e de ter contato aberto com as empresas do setor. Uma das instrutoras da capacitação, Jéssica Almeida, lembrou aos formandos que eles contam agora com o conhecimento e com as portas abertas, não só para buscar um emprego, mas para trilhar carreiras de sucesso no setor. “Nossa história é repleta de sucesso quando nos unimos, e nós agora estamos juntos para promover a diversidade étnica na publicidade baiana”, afirmou.

Módulo de advocacia – A procuradora Valdirene Assis reiterou que o projeto inicia sua segunda etapa, com o módulo do Direito. Na sexta-feira (13), houve uma primeira reunião entre o MPT, Cáritas Brasileira e representantes de alguns dos maiores escritórios de advocacia da Bahia, na sede do MPT, para sensibilizar essas empresas. A capacitação já começa no dia 21 de setembro, também na sede do Ilê Aiyê, com duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde.

O assessor nacional da Cáritas Brasileira, Celi Márcio Santos, ressaltou a importância do fortalecimento das parcerias na execução de projetos como este. “Motivada pelo MPT para nos inserirmos neste projeto, a Cáritas viu nele a possibilidade de colocar em prática parte de sua missão e objetivos, e fortalecer ações em favor de um grupo que tem tido seus direitos violados, como é o caso dos jovens negros no Brasil”.

A advogada e presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB, Seção Bahia, Dandara Pinho, uma das capacitadoras do próximo módulo, convocou os/as jovens a conversarem com amigos e parentes sobre essa oportunidade. “Vamos promover a efetiva participação dos negros e negras no mundo jurídico, facilitando seu acesso aos grandes escritórios de advocacia, mas também pensando em promover a ocupação de outros espaços, como o Ministério Público e a magistratura”, destacou.

Band’Erê – O evento contou ainda com uma apresentação de música e dança da Banda Erê, projeto de formação artística do Ilê Aiyê. O presidente da entidade, Vovô do Ilê, também esteve presente e destacou a importância dessa iniciativa. “Esse projeto casa muito com a proposta do Ilê, que não é só carnaval, mas foca muito em educação, e através dessa iniciativa esperamos que os jovens negros tenham cada vez mais espaço para ocupar lugares de destaque em segmentos como a publicidade, a advocacia e o setor empresarial, que será o terceiro módulo do projeto”, concluiu.

A Cáritas Brasileira integra a Coordenação do Projeto Conexão Negra, juntamente com o MPT. Além de fazer a gestão financeira e administrativa do projeto, a Cáritas procura contribuir na implementação de uma metodologia participativa, com foco na educação popular e no protagonismo dos sujeitos. Além do assessor nacional do Programa Infância, Adolescência e Juventude, o Regional Nordeste 3 também destacou duas assessoras regionais para o acompanhamento e auxílio na execução do projeto. Além da etapa de Salvador, já estão previstas duas etapas em outras capitais: São Paulo e Rio de Janeiro.

Por Cáritas Brasileira