Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Por outras narrativas: Jovens e adolescentes participam de oficina audiovisual

30 de março de 2019
2

Observa a iluminação, enquadra, foca, fotografa, filma, traduz uma ideia, propõe outras narrativas. É nesse clima de aprendizagem e criatividade, que jovens e adolescentes, dos estados da Bahia e Sergipe, participam entre os dias 29 e 31 de março, da Oficina Regional de Audiovisual, em Salvador (BA).
Realizada pelo Programa da Infância, Adolescência e Juventude e Setor de Comunicação, da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, a oficina integra as ações dos projetos “OcupAção”, apoiado pela Kindermissionwerk, e o projeto “Crianças e adolescentes tecendo laços de solidariedade e paz”, desenvolvido em parceria com o Movimento Cultural de Águas Claras e apoiado por Kindernothilfe.

O primeiro momento da atividade contou com um bate papo sobre o que é comunicação, o panorama da mídia no Brasil e como as comunidades e periferias são retratadas, além do modo de se fazer comunicação na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e na Rede Cáritas, mediado por Alan Lustosa e Morgana Damásio, assessores de Comunicação do NE3. Em seguida, os participantes percorreram a linha do tempo do sistema de proteção à infância, adolescência e juventudes no Brasil, com o auxílio de Denise Azevedo, assessora regional do PIAJ.

9
COLOCANDO A MÃO NA MASSA – A fotógrafa Milla Santos e o cineasta Luís Telles foram convidados a ministrarem oficinas de fotografia e audiovisual, respectivamente. O momento oportunizou a aprendizagem de técnicas de produção e edição de imagens e vídeos, a partir de materiais presentes no cotidiano, como celulares, fones de ouvido como microfones e até mesmo cabo de vassoura, isopor, fita adesiva e lâmpada que se transformaram em um led, que auxilia na iluminação.

“Cheguei na expectativa de aprender ainda mais, depois da experiência no EDUCOM e poder trocar ideias. De início, me senti ainda mais encantado com todo o ambiente e com as pessoas envolvidas, além de poder entender mais sobre as questões de adolescente e juventude, aonde pertencemos a essa realidade. Volto com a perspectiva de fazer fotos e vídeos da Escola Família Agrícola – Mãe Jovina e das coisas em quais estamos inseridos, da  realidade dos jovens, das famílias e comunidades, visitantes e eventos que acontece na escola”, explica o jovem educador Alisson Lima, morador de Ruy Barbosa, Bahia.

O encerramento da Oficina será marcado pela construção de um plano de trabalho nas comunidades, onde os jovens e adolescentes serão estimulados a produção e conteúdo sobre sua realidade e a integrarem a rede de comunicadores do Regional Nordeste 3.

Comentários

comentários

Seja um Doador

Somos Nordeste 3 – Somos Cáritas

Faça parte dessa rede
Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Regional Nordeste 3
Rua Emília Couto, Nº 270 B - Brotas
CEP 40.285-030


Salvador/Bahia
+55 (71) 3357-1667

caritasne3@caritas.org.br