ÁGUAS EM PROSAS E VERSOS: PARA QUE E PARA QUEM?

07 de agosto de 2017
cartaz aberto (1)

Anualmente, em novembro, mês do aniversário da instituição, a rede Cáritas Brasileira organiza uma série de atividades que marcam significativamente esse período, mobilizando a sociedade e celebrando esse momento. Muito além de evidenciar e celebrar o trabalho realizado pela Cáritas Brasileira, as atividades dessa semana oportunizam a seus agentes e colaboradores não perder de vista a dimensão de mais um trabalho articulado e coletivo com outras forças da sociedade civil. Daí destacar a importância dessa ação no esforço de tornar a Igreja mais presente na sociedade e mais aberta à participação dos jovens.

Em 2014, a primeira edição do Concurso Literário, com o tema: “Temos fome de que?” Estava em consonância com o tema da Campanha Internacional – Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas e foi celebrado na ocasião da Semana da Solidariedade, envolvendo cerca de 1.000 alunos/as em 5 escolas na Bahia e em Sergipe. Na conjuntura atual algumas realidades se colocam como desafios a serem debatidos coletivamente. Nessa perspectiva de contribuir com o pensar crítico de crianças, adolescentes e jovens acerca de tais realidades, propõe-se a realização da segunda edição do Concurso Literário com uma temática que contempla uma realidade global, mas que dialogue com a vivência local desses sujeitos. A culminância do Concurso Literário está prevista para a Semana da Solidariedade (5 a 12 de Novembro de 2017).

Necessita-se refletir sobre a situação de risco e vulnerabilidade em que muitas pessoas vivem, consequência da degradação dos biomas, refúgio por guerras, conflitos pelo uso da água, privatização do acesso à água, corrupção, dentre outros, alimentados pela lógica mercantilista do sistema capitalista, que fere a lógica da solidariedade e degrada as relações humanas. As campanhas da fraternidade 2016 (Casa Comum: Nossa Responsabilidade) e 2017 (Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida), bem como a Laudato-sí escrita por Papa Francisco, nos alerta para realidade da ausência de cuidado com as relações ecossistêmicas, de degradação das fontes de água, bem comum necessário à sobrevivência de todos os povos, e nos provocam para o Cuidado com a Casa Comum, numa postura de corresponsabilidade na construção do bem viver.

Entendemos que a segunda edição do Concurso literário deve contribuir com uma reflexão crítica sobre a importância da preservação das águas, a escassez, as mudanças climáticas, o direito humano à água, o impacto da privatização do acesso nas populações mais vulneráveis, e a importância de entendê-la como bem comum e não como mercadoria. Além de dar visibilidade às iniciativas locais de cuidado e preservação das águas, bem como denunciar práticas predatórias. Assim propomos o tema: ÁGUAS EM PROSAS E VERSOS: PARA QUE E PARA QUEM ?

Objetivos

• Promover o debate sobre questões referente à água (Ausência de infraestruturas básicas, mudanças climáticas, degradação dos recursos naturais, poluição e degradação das reservas hídricas, consumo crescente, e escassez da água, identificando outras possíveis questões e/ ou elementos), despertando o olhar crítico;

• Fomentar no público infanto-juvenil a criatividade, a inovação e o pensamento crítico por meio do uso da literatura (poesias e crônicas) e da arte visual (desenho);

•Despertar, cada vez mais, o interesse de crianças e adolescentes pela leitura;

• Valorizar as produções artísticas das crianças e adolescentes através de uma publicação e premiação.

REGULAMENTO