COLABORE

Rede Balaio de Solidariedade comercializa produtos durante o 10º Fospa

Áreas de Atuação

Feira de Economia Popular Solidária (EPS) exibe diversidade do segmento

Publicação: 30/07/2022


Por Rafael Lopes


Fomentando a inserção de empreendimentos econômicos solidários em espaços de comercialização, a Cáritas Brasileira regional Nordeste 3 levou a Rede Balaio de Solidariedade para o 10º Fórum Social Panamazônico (Fospa). Por meio da rede, são comercializados produtos como arroz agroecológico, farinha de arroz, flocão de milho e artesanatos de capim dourado.


Para a assessora regional na Cáritas Nordeste 3, Amanda Silva, o espaço é uma oportunidade para ampliar o escoamento de grupos de EPS. “Ter um espaço para EPS no Fospa é importante por possibilitar que os povos de vários territórios apresentem seus saberes e acessem espaços justos de comercialização, como por exemplo as mulheres de Cacimbinha, geraizeiras de Formosa do Rio Preto que puderam expor seus produtos de Capim Dourado”, avalia.

Yumna Ghani veio de Alter do Chão, distrito de Santarém (PA) para participar do Fospa e vê de forma positiva a iniciativa da feira. “É extremamente importante porque conseguimos ter acesso à produção artesanal adquirindo diretamente de quem está produzindo, valorizando um trabalho extremamente personalizado. Então é muito importante apoiarmos o que é produzido pelos grupos, sobretudo, num evento como o Fospa em que estamos discutindo caminhos para a geração de renda e valorização da Amazônia e de seus povos”, destaca.


A gestora no projeto Redes de Cooperação Solidária da Cáritas Brasileira, Marcela Vieira, avalia de forma positiva a participação da Cáritas e da EPS no evento. “Tem sido riquíssima a experiência dessa conexão territorial planetária com essa mística amazônica. Juntas e juntos estamos construindo propostas, ressoar, gritos e clamores em prol dessa biodiversidade, desse ecossistema que precisa ser preservado por cada um de nós e, nessa perspectiva de cuidado, a Economia Popular Solidária é um instrumento, uma metodologia que tem um jeito próprio de ser e de viver em prol da construção da sociedade do bem viver que a Cáritas vem atuando neste território brasileiro”, conclui.

Além da Rede Balaio de Solidariedade, participa do Fospa também a Rede de Cooperação Mãos Solidárias (RECOMSOL), do estado do Pará. A programação do 10º Fospa segue até o próximo domingo (31) – confira aqui.

Rede Balaio de Solidariedade

Criada em 2019, a Rede Balaio de Solidariedade agrega mais de 50 empreendimentos econômicos solidários da Bahia e Sergipe e vem somando esforços na comercialização e aquisição de insumos, além de contribuir para o fortalecimento de mulheres que atuam em coletivo gerando renda para o sustento de suas famílias. A rede possui lojas em Feira de Santana, Banzaê e Rui Barbosa, na Bahia.

 

Assessoria de Comunicação

Cáritas Nordeste 3

Tag