Marcha do Julho das Pretas reúne mulheres e representações no Centro de Salvador

Áreas de Atuação

Atividade marca Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Publicação: 26/07/2022

Seguindo na luta e em defesa das mulheres negras, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 participou, nesta segunda-feira (25), da marcha “Mulheres Pretas no poder construindo o bem viver”. A atividade teve concentração na praça da Piedade, Centro da capital baiana, com caminhada pela avenida Sete de Setembro em direção ao Pelourinho.

“A 10° edição do Julho das Pretas é um marco político!  Neste dia 25 de Julho de 2022, as agentes Caritas estiveram nas ruas do centro antigo de Salvador, junto com mulheres negras de comunidades e de diversos segmentos organizados da sociedade baiana para afirmar a importância de continuarmos os passos das nossas ancestrais que nos inspiram no caminho de luta pelo direito à vida, por justiça e pelo Bem Viver”, afirma a assessora regional na Cáritas Nordeste 3, Catia Cardoso.

Além das agentes Cáritas, participaram da atividade representantes de grupos comunitários parceiros da Cáritas Nordeste 3 como o Movimento Cultural de Águas Claras (MOCA), e integrantes da Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec) que, junto a outras mulheres, representações e lideranças da sociedade civil, seguiram em caminhada entoando palavras de ordem e em protesto pela defesa da vida de mulheres negras e pela garantia de direitos.

De acordo com o Odara – Instituto da Mulher Negra, o ato reuniu cerca de cinco mil pessoas. A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 tem, entre suas bandeiras de defesa e proteção, a equidade de gênero e, consequentemente, a autonomia das mulheres, povos e comunidades tradicionais de territórios de identidade que integram os estados da Bahia e de Sergipe – raio de atuação dos projetos da entidade.

Julho das Pretas

Criado em 2013 pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, o Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimentos de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade brasileira. A agenda celebra o dia 25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Afrolatinoamericana e Afrocaribenha. A edição de 2022 marca os 10 anos de realização do evento que, ao longo do percurso, já alcançou o recorde de 420 atividades inscritas em 18 estados do Brasil.

Cáritas Nordeste 3