Intercâmbio reuniu jovens e adolescentes em Queimada Grande, Banzaê (BA)

Partilha de experiências e atividades formativas marcaram programação do encontro

Publicação: 23/09/2022

Na última semana, dias 15 e 16 de setembro, o Povoado de Queimada Grande, em Banzaê (BA), realizou o I Intercâmbio de experiências com adolescentes e jovens. A atividade teve como objetivo trocar experiências entre jovens e adolescentes dos meios rurais e urbanos acompanhados pelos projetos desenvolvidos pela Cáritas Regional Nordeste 3.

"O desafio aqui é debater como nós adolescentes e jovens percebemos o que é ser jovens a partir de nossas comunidades, entender o mundo, olhar para a história das nossas comunidades. Que mundo é que as juventudes vivem?”, questionou o psicólogo e agente Cáritas, Alfredo Baleeiro, ao conduzir uma roda de conversa sobre o protagonismo juvenil, incidência e participação.

FOTO: Allan Lustosa

No bate-papo intitulado “O Brasil que queremos”, o público pôde refletir sobre desafios em comunhão ao chamado da 6ª Semana Social Brasileira que nesta edição traz o tema “Mutirão pela vida: Por Terra, Teto e Trabalho”, em compromisso com uma sociedade de direitos e do bem viver. O debate reuniu as juventudes local, pertencente à Diocese de Paulo Afonso, além de jovens de Feira de Santana e do estado de Sergipe.

“Pensar uma sociedade que se constrói a partir de uma perspectiva sobre "Terra", "Teto" e "Trabalho" combatendo todas as injustiças socioambiental e de direitos. "Pensar um projeto Popular onde todas as pessoas possam participar, em especial com as juventudes. Esse é o convite para o momento de escuta em relação a cada tema. O que pensam as juventudes a partir de seus territórios?”, provoca a facilitadora e agente Cáritas no regional Nordeste 3, Cátia Cardoso.

FOTO: Allan Lustosa

Diálogo e escuta

As reflexões em grupos possibilitaram maior participação e aprofundamento dos temas e construção de novos olhares sobre Terra, Teto e Trabalho destacando a necessidade da erradicação do trabalho infantil, da oferta de capacitações para adolescentes e jovens com foco no ingresso do mercado de trabalho, bem como a necessidade do investimento no cumprimento da legislação para o combate ao trabalho infantil e para a contratação de jovens aprendizes.

No que tange a "Teto", as juventudes perceberam questões como o alto número de pessoas em situação de rua e a necessidade de construção de moradia com acesso a saneamento e direito à cidade. O resultado da escuta será encaminhado à Secretaria da 6ª Semana Social Brasileira que reunirá com outras reflexões que estão acontecendo em diversas regiões brasileiras.

Ascom