Famílias de Vitória da Conquista recebem cartões emergenciais da Cáritas nesta segunda-feira (26)

Iniciativa integra campanha de apoio a atingidos pelas chuvas do final de 2021 e início de 2022

Publicação: 24/09/2022

Seguindo na missão Cáritas em defesa do bem viver e de uma sociedade mais justa e igualitária, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, em parceria com a Paróquia Bom Jesus, entregará, na próxima segunda-feira (26), 70 cartões com R$ 3 mil a famílias que sofreram e seguem enfrentando dificuldades devido aos impactos das fortes chuvas na Bahia entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

A ação é fruto das doações da sociedade civil de todo o país que contribuíram ao longo da campanha de arrecadação SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda. Além de Vitória da Conquista, outros municípios foram contemplados com cartões multipropósito como Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu, Dário Meira e Diocese de Amargosa, na Bahia; além das Dioceses de Januária, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Janaúba, Almenara e Arquidiocese de Montes Claros, em Minas Gerais.

Registro da entrega de cartões em Ilhéus (BA)  | Foto: Messias Tavares - voluntário Cáritas

Ao todo, mais de 20.000 pessoas em situação de vulnerabilidade serão beneficiadas com a ajuda apoiando, sobretudo cidadãos não contemplados por benefícios do estado ou de outras organizações da sociedade civil.

Ação conjunta da rede Cáritas

Além dos recursos financeiros arrecadados pela campanha, em dezembro de 2021 e janeiro de 2022, a rede Cáritas alcançou organizações parceiras, paróquias e dioceses da Igreja Católica que fizeram o apoio chegar nos municípios afetados, com doações de alimentos, água, leite, kits de higiene pessoal e de limpeza, cobertores, fraldas e colchões. Esta sinergia garantiu que, desde o primeiro instante, paróquias e dioceses dos municípios e das regiões se organizassem para arrecadar e distribuir mantimentos, além de abrir as portas para o abrigo de pessoas que precisaram abandonar seus lares.

Todas as atividades contaram com o apoio de dioceses das regiões contempladas pelo programa, paróquias da Igreja Católica e voluntárias e voluntários que se sensibilizaram com a causa desde o início das ações.

Solidariedade internacional

Além da ajuda imediata no período chuvoso, a Cáritas Brasileira seguiu apoiando as pessoas no pós-chuvas – tanto por meio do recurso arrecadado pelo SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda, quanto por projetos que surgiram no âmbito da campanha emergencial. É o caso do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais, que nasceu incentivado pelas ações que a Igreja Católica no Brasil já vinha realizando junto às famílias atingidas pelas enchentes nos estados da Bahia e de Minas Gerais.

A ação é fruto do consórcio da Cáritas Brasileira com a Cáritas Suíça e Cáritas Bélgica, e financiado pela Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO) e contempla a entrega de 1.329 cartões multipropósito de R$ 3 mil cada, distribuição de 5 mil kits de higiene pessoal, 5 mil de limpeza e 1 mil de higiene infantil.

Maior alcance

Por meio do apoio das entidades CAFOD, CRS, Adveniat e Visão Mundial, além do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), Fundação Banco do Brasil, Petrobrás, Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, bem como emendas parlamentares, mais de 13 mil famílias foram beneficiadas com cestas básicas, kits de higiene e limpeza, bem como cartões multipropósito nos estados da Bahia e Minas Gerais.

Ascom Cáritas Nordeste 3

*Com informações da Cáritas Brasileira