COLABORE

Cáritas Nordeste 3 apoia eventos da consciência negra

Institucional

Atividades foram realizadas em Feira de Santana, Antônio Cardoso e Formosa do Rio Preto (BA)

Publicação: 21/11/2022


Mostrando o protagonismo de pretas e pretos nos seus territórios de identidade, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 apoiou uma série de eventos no último final de semana em celebração ao mês da consciência negra. Entre as atividades, apresentações culturais e desfile de moda marcaram os festejos.

Em Feira de Santana, o grupo Evangeliza Feira, acompanhado pelo projeto Içá – Ação e Proteção, que integra o Programa Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ) da Cáritas Nordeste 3 realizou o Celebra Afro 2022 com o tema “Por uma cultura de paz”. A iniciativa contou com público expressivo mostrando a riqueza e diversidade da comunidade nas expressões de arte e cultura.


Em Feira de Santana, Celebra Afro 2022 foi sucesso de público | FOTO: Evangeliza Feira


“Agradecemos à Cáritas Nordeste 3 e toda a equipe do PIAJ por prestigiar o evento e acompanhar as ações desenvolvidas no território da paróquia São Francisco de Assis por meio do projeto Içá - Ação e Proteção. Destacamos nesta edição o empoderamento das pessoas pretas e o protagonismo juvenil”, afirmou o Evangeliza Feira em sua rede social.


Em Subaé, Antônio Cardoso, coletivo festejou ao som de samba de roda | FOTO: Márcio Lima


Por meio do Programa Global, as comunidades quilombolas de Subaé, em Antônio Cardoso, na Região Metropolitana de Feira de Santana, e Buritizinho, em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, também reuniram populares para celebrar o mês da consciência negra. Em Subaé, a comunidade quilombola realizou um momento de partilhas e festejou ao som do grupo de samba de roda Raízes Culturais, da comunidade do Poço. Os moradores do quilombo de Buritizinho também fizeram uma atividade celebrativa e de valorização da cultura e identidade pretas.


Evento também marcou Novembro Negro no Oeste Baiano | FOTO: Amanda Silva

Programa Global 

O Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina é desenvolvido pela Cáritas Brasileira (Regionais Nordeste 3 e Norte 2), Cáritas Colômbia e Honduras e apoiado pela Cáritas Alemã e Ministério Alemão. É realizado a partir da participação e incidência política nas comunidades tradicionais em cada país e visa melhorar a implementação dos direitos à terra e ambientais, promover a participação política das comunidades rurais e disseminar abordagens inovadoras para a adaptação às mudanças climáticas nos territórios.


Ascom Cáritas 

Rafael Lopes | DRT/BA 4882

Tag