Cáritas leva oficina de comunicação a comunidades do Oeste Baiano

Atividade integra ações do Programa Global no território e tem foco na juventude

Publicação: 13/09/2022

Levando conhecimento e empoderamento a jovens de comunidades tradicionais do município de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 realizou, no último sábado, 10, a oficina de comunicação político digital. A atividade ocorreu na Pousada Casarão e teve participação ativa das pessoas presentes.

Para a articuladora local na Cáritas, Amanda Silva, a iniciativa foi uma oportunidade para reunir os jovens e provocá-los sobre a importância da comunicação para a transformação social. “Esse foi o primeiro ensaio de um encontro e os jovens propuseram realizar um encontro maior nas comunidades para que cada pessoa conheça as comunidades geraizeiras e quilombolas vizinhas”, afirma.

FOTO: Rafael Lopes

Tiago Ares tem 21 anos e se deslocou da comunidade Olhos D’água para participar da oficina. Para ele, foi um acontecimento importante. “Aprendemos sobre recursos digitais, como utilizar, para que, de que forma, então tudo isso tivemos conhecimento e agradecemos à Cáritas pela oportunidade”, avalia.

“O dia de hoje foi bastante proveitoso porque nós, das comunidades tradicionais, temos os saberes do meio tradicional e somos leigos em alguns aspectos. Com essa formação político digital saímos com uma visão mais ampla de valorização do nosso território, como preservá-lo e como fazer denúncias”, conclui Pábila Lemos, da comunidade geraizeira São Marcelo.

FOTO: Rafael Lopes

Programa Global

O Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina é desenvolvido pela Cáritas Brasileira (Regionais Nordeste 3 e Norte 2), Cáritas Colômbia e Honduras e apoiado pela Cáritas Alemã e Ministério Alemão. É realizado a partir da participação e incidência política nas comunidades tradicionais em cada país e visa melhorar a implementação dos direitos à terra e ambientais, promover a participação política das comunidades rurais e disseminar abordagens inovadoras para a adaptação às mudanças climáticas nos territórios.