Mulheres da Rede Cáritas: A força da solidariedade que pulsa

????????????????????????????????????

Cátia Cardoso

Coordenação Colegiada da Cáritas Brasileira Regional NE3

A Rede Cáritas Nordeste 3 nos provocou a partilhar o nosso olhar feminino sobre a missão de ser Cáritas, sobre ser o próprio amor. Pensei imediatamente em escrever sobre a conexão entre a Campanha da Fraternidade 2018, que nos convida para refletir sobre Fraternidade e a Superação da Violência, tecendo um paralelo com as situações de violência vivenciada pelas mulheres no Brasil e no mundo.  O Brasil registra 12 assassinatos e 135 estupros de mulheres por dia*.

Essa violação que retira a vida de dezenas de mulheres por ano no nosso país, se soma a outras formas de violência não menos dolorosas e danosas para a sociedade que sonhamos justa, fraterna e solidária. O abuso sexual de crianças e adolescentes, o estupro, salários menores pagos às mulheres que exercem as mesmas funções dos homens, a ausência de compartilhamento das tarefas domésticas, que adoecem e comprometem a qualidade de vida feminina, o exercício da maternidade sem a presença fundamental da figura paterna, entre tantas outras formas de violação que podíamos aqui pontuar. São histórias de vida que no nosso caminhar missionário escutamos, visualizamos, vivenciamos e nos solidarizamos.

Nessa igreja em saída tocamos na pele e sentimos o pulsar do coração de tantas mulheres, que na sua pluralidade e diversidade, vivem com fé e acreditam que a paz se constrói na luta por direitos e justiça. Nessa igreja, povo de Deus, encontramos no caminho outras tantas centenas de mulheres parceiras de sonho e de pastoralidade, que dedicam suas vidas e se inspiram no evangelho que nos diz : “Não amemos de palavra e com a boca, mas com obras e de verdade” (1Jo 3,18). São mulheres, leigas e consagradas, que não estão comprometidas com a superação da violência apenas nesse momento no qual a Campanha da Fraternidade nos convoca a reflexão, mas que desde o nosso batismo precisamos assumir o chamado de Jesus para defender todas as vidas e de forma plena.

“No rastro de todo mal infligido pelo homem e pelas emergências sociais e ambientais vêm as mulheres, reunindo o que pode ser salvo, as crianças distraídas e machucadas, os perdidos, os desprovidos, os fragilizados, os fragmentos de uma sociedade partida.”  Pam Brown, 1923

Nenhum Direito à Menos!

Nenhum Amor a Menos!