Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Mulheres da Comunidade Quilombola de Lagoa do Mato fazem curso de panificação

17 de setembro de 2019
WhatsApp Image 2019-09-17 at 13.39.00

A Comunidade Quilombola de Lagoa do Mato, em Caetité (BA), está desde a segunda (16/09) recebendo um Curso de Panificação, com a instrutora Emília Lúcia, enquanto etapa de formação do grupo Império do Sabor, formado pelo Coletivo de Mulheres quilombolas de Lagoa do Mato. O grupo vem sendo acompanhado pela Comissão Pastoral da Terra – CPT e pela Cáritas Diocesana de Caetité, com o apoio também da Caritas Regional Nordeste 3 e da CESE, que vem fortalecendo o projeto que envolve a construção de uma padaria comunitária de forma associativa e solidária, que reúne 20 mulheres da Comunidade. O Curso recebe o apoio também da Prefeitura Municipal de Caetité.

Emília Lúcia afirma que “quando saio de vários lugares em que realizamos os cursos as mulheres adquirem um conhecimento e colocam em prática, conseguindo melhorar a renda, se identificando com uma das práticas de produção, e que pela experiência tem sido muito gratificante”.

O Projeto tem como objetivo a produção com segurança alimentar e geração de renda a partir da união das mulheres para a construção de autonomia política e financeira.

Maria Deusa, presidenta da Associação da Comunidade de Lagoa do Mato e coordenadora do Projeto Império do Sabor, diz que “na minha cabeça o projeto vai ser muito bom para reunir as mulheres para gerar renda, não só para as mulheres envolvidas, mas toda a comunidade” . Diz ainda que “chegou o momento que pensei em desistir, mas, a força de vontade e o amor à minha filha, que possui uma doença genética não me deixou abandonar o projeto”.

Nesta quarta (18/09), o Curso será encerrado com o compartilhamento da produção dos panificados junto a todos da comunidade de Lagoa do Mato e parceiros envolvidos, sendo portanto, mais uma importante etapa no fortalecimento da organização comunitária.

Alfredo Baleeiro – Caritas NE3

Beni Carvalho – Comissão Pastoral da Terra – CPT Bahia

Comentários

comentários

Seja um Doador

Somos Nordeste 3 – Somos Cáritas

Faça parte dessa rede
Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Redes Sociais

Contato

Cáritas Regional Nordeste 3
Rua Emília Couto, Nº 270 B - Brotas
CEP 40.285-030


Salvador/Bahia
+55 (71) 3357-1667

caritasne3@caritas.org.br