Juazeiro recebe painel itinerante sobre o MROSC

16 de agosto de 2017

Enraizar os conteúdos sobre a agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) em diferentes territórios.Este é um dos objetivos do painel itinerante “Disseminando o conhecimento sobre o Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC, Lei nº 13.019)”, que será realizado na sexta (25/08), das 09h às 16h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Juazeiro (BA).

Organizado pelo Ponto de gestão MROSC BA, o painel também circulará pelas cidades de Itabuna, Serrinha, Vitória da Conquista, Tancredo Neves, Camaçari e Salvador.

PAINEL ITINERANTE – A última edição do evento aconteceu em Feira de Santana no dia 31 de julho e contou com cerca de 130 participantes de 19 municípios, que conheceram conteúdos sobre o MROSC a partir do olhar da sociedade civil e do poder público.

Norteados pelo material produzido pelo projeto, os multiplicadores Daniel Barreto e Reginaldo Santos, detalharam as principais etapas relacionadas a nova forma desta contratualização. Milton Santos e Juliana Rodrigues, representantes da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), refletiram com os presentes sobre a implementação do MROSC no âmbito da administração pública estadual.

Ao final do dia, foi possível promover um diagnóstico da realidade a partir das iniciativas locais e envolver o público presente para os próximos passos no território.

Para Candice Araújo, assessora da Cáritas Regional NE3 e integrante da Plataforma MROSC BA, foi importante garantir este momento inicial no município de Feira de Santana, pois a cidade já regulamentou o MROSC, através do decreto municipal n° 10.166/2017. “Aprimorar esse ato normativo só será possível com o envolvimento desses atores, sociedade civil e poder público, considerando as legislações locais e as diretrizes da Lei 13.019”, afirma.

A  atividade também contou com a presença da equipe de coordenação do projeto: Eliana Rolemberg, da Plataforma MROSC, Kelly Costa e Larissa Somões, da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia e Neomar Pereira, estagiário do projeto. Participaram também diversos multiplicadores do projeto: Joelma Cunha (FASE), Lucy Luz , da Rede Evangélica Nacional de Ações Social – Bahia (RENAS),  e Edmundo Kruger, do Centro de Educação e Cultura Popula r(CECUP).

PONTO DE GESTÃO MROSC BA  – É um projeto que envolve a academia, o poder público estadual e a sociedade civil, representada pela UFBA – Universidade Federal da Bahia, a SERIN  e a Plataforma MROSC BA.

SAIBA MAIS SOBRE O MROSC