Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Intercâmbios fortalecem agricultura familiar

02 de março de 2018
WhatsApp Image 2018-02-25 at 13.49.33(1)

Produzir alimentos mesmo em períodos de estiagem. Este é um desafio que vêm sendo rompido por pequenos agricultores de Elísio Medrado (BA) e Castro Alves (BA), através do Projeto Segunda  Água, executado pela Cáritas Diocesana de Amargosa  e desenvolvido pela Secretaria de  Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A iniciativa apoia a construção de tecnologias sociais de captação de água de chuva em propriedades de agricultores familiares e está beneficiando 74 agricultores das localidades rurais dos municípios, com a construção de 42 cisternas calçadão e 30 barreiros trincheiras.

INTERCÂMBIOS –  As construções das tecnologias de armazenamento de água chegam para o agricultor com momentos formativos sobre gestão e manejo da água e produção agroecológica, que também auxilia na criação de quintais produtivos. É o caso de intercâmbios realizados em parceria com a Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa. “ Nós temos dois momentos com os agricultores, o primeiro na Escola Agrícola Mãe Jovina, com minhocarios, criação de porcos, agricultura  e o segundo em uma comunidade com a experiência de plantação de horta.  Isso nos ajuda na escolha do quintal produtivo, porque o agricultor percebe o que se adapta melhor a sua realidade”, explica Gicelma Rodrigues, agente da Cáritas Diocesana de Amargosa.

Para o agricultor Martins Pereira , da comunidade Poço do Urco ( Elísio Medrado), que participou do último intercâmbio realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, o momento fortalece o conhecimento. “Conversando com outras pessoas trocamos experiências de como produzir. No intercâmbio a gente aprende e ensina ao mesmo tempo, a comunidade que participei tem os mesmos problemas da minha comunidade, mas com maneiras diferentes de resolver”, explica o agricultor  Martins Pereira , da comunidade Poço do Urco , em Elísio Medrado.

Por Morgana Damásio – Assessoria de Comunicação Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3

Comentários

comentários

Seja um Doador

Somos Nordeste 3 – Somos Cáritas

Faça parte dessa rede
Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Regional Nordeste 3
Rua Emília Couto, Nº 270 B - Brotas
CEP 40.285-030


Salvador/Bahia
+55 (71) 3357-1667

caritasne3@caritas.org.br