Infância, Adolescência e Juventude

O Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), incentiva e apoia atividades formativas com foco no Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescentes, Estatuto da Juventude e outros referenciais de defesa, garantia e promoção de direitos. Também, estimula a participação política das comunidades em espaços como Conselhos de Direito, Fóruns e articulações. Além disso, a Política de Proteção Infantil – PPI, documento institucional elaborado no período 2017/2018 propõe a proteção e a garantia de direitos dentro das ações realizadas pela própria rede.

Conheça os projetos em execução:

Ações preventivas para romper o ciclo de violência sexual contra crianças e adolescentes

Apoiado pela Caritas Alemã, o projeto objetiva contribuir para o rompimento do ciclo de violência sexual contra crianças e adolescentes, através de ações preventivas junto ao público infanto-juvenil e suas famílias e no fortalecimento do diálogo com os atores do Sistema de Garantia de Direitos. A ação acontece na Comunidade Pedra Branca, Município de Laranjeiras – Sergipe; Comunidade Baraúnas, Município de Feira de Santana – Bahia; Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão, Município de Salvador – BA; Lar Santa Catarina de Sena – Bairro Brasil, Município de Vitória da Conquista – Bahia.

Projeto OcupAção – Kindermissionwerk

O projeto tem contribuído na formação de adolescentes e juventudes na educação em direitos humanos e na articulação e mobilização social para participação nos espaços de controle social. Abrange Salvador e Paulo Afonso, na Bahia, e Estância (Batucada), em Sergipe, com a parceria com os grupos locais e/ou Pastorais (Pastoral do Menor e Pastoral da Juventude, em Salvador). realiza cines debate, oficinas, reuniões de planejamento, monitoramento e início da construção dos Planos de Incidências.

Crianças e adolescentes tecendo laços de solidariedade e paz

Águas Claras já foi um bairro considerado bom de se morar, devido a abundância de fontes de água, reserva natural remanescente da Mata Atlântica, que garantia espaços de lazer, água potável, boa alimentação (devido as frutas e animais da floresta). Moradores relatam que até a década de 80 eles sentiam segurança e suas crianças brincavam livremente pelas ruas do bairro. Porém, hoje o bairro vivencia outra realidade: aumento desordenado da especulação imobiliária, degradação ambiental, violência urbana, o tráfico de drogas e a ausência de políticas públicas, fazem com que a população de Águas Claras passe por diversas situações de violação de direitos.

Devido a esses fatores, principalmente a situação de violência urbana vivida cotidianamente, as crianças e adolescentes de Águas Claras tem suas vidas ameaçadas e seu direito de ir e vir cerceado, sem condições que permitam o seu desenvolvimento de forma sadia e harmoniosa.

Pensando em formas de ampliar o nível de proteção das crianças e adolescentes e oferecer as famílias e comunidade as ferramentas necessárias para que exerçam suas funções de cuidado, socialização, proteção e referência de afeto, a Cáritas Brasileira Regional NE3, junto ao Movimento Cultural de Águas Claras, firmou parceria em 2017 com a KNH. Para garantir as mudanças desejadas é necessário desenvolver estratégias que promovam o
fortalecimento dos vínculos familiares e das relações comunitárias, oferecendo espaços de convivência solidária que propiciem estreitamento de laços afetivos e ofereçam suporte as mães, pais e cuidadores para que exerçam seu papel protetivo.
Também é necessário contribuir para o desenvolvimento de atitudes de autoproteção nas crianças e adolescentes por meio de ações que elevem a autoestima, valorizem a identidade, ampliem seu conhecimento sobre direitos e as preparem para uma atuação cidadã. Outra estratégia importante é envolver os detentores de deveres na realidade local, para isso é necessário fortalecer e articular serviços, organizações, lideranças e comunidade, estimulando a construção de ações coletivas para o enfrentamento de situações de violação de direitos das crianças e adolescentes.

As ações do projeto foram desenhadas no intuito de causar mudanças positivas na realidade dessas crianças e adolescentes, gerando impactos em questões como a baixa autoestima, ausência de perspectivas de futuro, o consumo abusivo de substâncias psicoativas, a falta de espaços de lazer, cultura e esportes e o encarceramento das famílias que leva a não convivência comunitária.

Vida Sustentável em Queimada Grande: Crianças e adolescentes construindo lugar bom de viver

Apoiada por Kindernothilfe-KNH , a iniciativa se dá com o envolvimento das crianças, adolescentes,equipe pedagógica da escola Abrãao Souza Gama e associações comunitárias local. Visa o fortalecimento da identidade histórica, cultural e territorial das crianças e adolescentes, fomentando a sua formação cidadã para incidência e
controle de políticas públicas e a garantia de seus direitos. A ação também busca potencializar e fomentar alternativas locais e sustentáveis, oportunizando às famílias condições para garantir o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes.