Independência para quem? Grito dos/as Excluídos/as faz contraponto ao 7 de setembro

07 de setembro de 2019

O dia 7 de setembro marca no calendário nacional a Independência do Brasil, também chamada de Dia da Pátria. Ressignificando a data, o Grito dos/as Excluídos/as ocupa as ruas desde o ano de 1995, denunciado as desigualdades sociais, em defesa da vida.

O tema escolhido nesta edição faz uma referência ao crime da Vale, em Brumadinho (MG), que ceifou a vida de mais de 250 pessoas: “ Este sistema não vale, lutamos por justiça, direitos e liberdade”. Na capital baiana, a chuva que caiu na manhã deste sábado (7) não intimidou milhares de pessoas que levaram as demandas sociais para as ruas. O ato foi marcado pela presença de religiosos, pastorais sociais, centrais sindicais, partidos políticos e movimentos em defesa da cultura, educação, meio ambiente, equidade de gênero, raça e diversidade sexual.

A ação foi precedida pelos pré-gritos, espaços formativos sobre o tema da edição. Representantes de pastorais e diversos movimentos e organizações sociais, como a Cáritas Regional Nordeste 3, contribuíram com a construção desse momento.

GRITOS

IMG_20190907_114637657_HDR

“A gente já nasce excluído, os quilombolas, indígenas, sem tetos, de fundo e fecho de pasto. Estamos aqui pra mostrar que as coisas não foram resolvidas, nossos direitos foram conquistados com o suor, sangue e lágrimas do nosso povo e querem retirar isso da gente”

Dona Olinda, do Quilombo Rio dos Macacos.

IMG_20190907_105056879_BURST000_COVER_TOP

“Viemos trazer nosso grito, as nossas demandas. Pela demarcação das terras, pela paz, pelas florestas, pelas universidades públicas, que agora quando começam a receber  indígenas estão nessa situação. A postura do governo nos exclui e nos invisibiliza, contraria a nossa própria constituição. Não vamos nos calar!”

Taquari  Pataxó

IMG_20190907_113236251_HDR

“ O governo e a sociedade entendem que somos invisíveis. Estamos atuantes e presentes , nós podemos falar, temos voz e fazemos parte do povo. Nós somos daqui, nossa casa é a rua e nós só queremos respeito”

Reny Santos, do Movimento População de Rua

Salvador (BA)

IMG-20190907-WA0062

Aracaju (SE)

Vitória da Conquista (BA)

PÓS GRITO – O próximo sábado (14/09) será marcado pelo “Gritinho”, no bairro de Sussuarana, em Salvador (BA). O momento reunirá crianças, adolescentes e suas famílias ocupando as ruas do bairro protestando pela garantia dos seus direitos. A ação acontece a partir das 15h, com saída da Igreja Católica Santo Antonio.

Fotos: Morgana Damásio, Davi Cravo, Ana Tiburcio, Gicelma Oliveira, Suzane Ladeia e Irmã Graça