Grito dos\das Excluídos\das chega a sua 23ª edição

08 de setembro de 2017
DSC_3631

Com o tema “Por direitos e democracia, a luta é todo dia”, a 23ª edição do Grito dos\das Excluídos\das aconteceu nesta última quinta (07) em diversas cidades do Brasil e da América Latina. A Cáritas Brasileira Regional Ne3 integra este momento de luta e organização popular e participou dos atos nos estados da Bahia e Sergipe.

“Dizer que outro mundo é possível e que não estamos calados e não vamos nos calar”. Este é o espírito do Grito, segundo a educadora e militante da Pastoral Afro Roberjane Ribeiro. Ela foi uma das milhares de pessoas que estiveram no ato da capital baiana protestando pela garantia de direitos do povo brasileiro. “Os gritos estão nas nossas gargantas e essas pessoas estão aqui hoje denunciando uma sociedade que ainda é opressora, racista e homofóbica”, diz.

Assistido pelo Projeto Levanta-te e Anda , Valdenilton Santos, afirma que a população em situação de rua vive em extrema vulnerabilidade. “Somo poucos assistidos e vivemos com a falta de moradia, emprego e saúde, deixando nossa família de lado. Estamos reivindicando nossos direitos pra que vejam que não somos invisíveis”, explica Valdenilton.

A juventude também ocupou as ruas. Militante do Levante Popular da Juventude, DJ Bonfim, acredita na urgência da retomada do país pelo povo, tendo em vista um cenário de golpe político. “Para nós o grito é uma manifestação popular de grande expressão. A juventude tá na rua questionando um projeto que não permite que os jovens expressem suas potencialidades”, conta.

PRÉ GRITO – Com o intuito de formar e mobilizar pessoas para este grande ato, atividades foram realizadas nas últimas semanas. Nos meses de Agosto e início de Setembro diversas lideranças se reuniram para refletir e debater sobre a importância/relevância do Grito dos excluídos/as, os direitos e deveres na luta por uma sociedade mais igual e mais humana; os avanços, conquistas e desafios ao longo da caminhada do Grito; quais os espaços e meios de exercer a cidadania e construir política pública e a participação no Fórum Social Mundial e Fórum Alternativo da Água. A Cáritas aceitou os convites feito por: Grupo Papo Sério e o Projeto Consolação que atuam no território da Paróquia Santo André; Projeto Levanta e Anda ligada à Ação Social Arquidiocesana de Salvador e animou momentos com as juventudes da Bahia e de Sergipe.

1. Encontro de Arte e Bem Viver com a Juventude

Com Informações de Josilene Passos e Morgana Damásio