FSM: Painel reúne testemunhos de conflitos socioambientais

07 de março de 2018
brazil-australia-mining-accident_christophe_simon_afp-3

Desastre Ambiental em Mariana (MG) – Foto: Christophe Simon

Acontece nesta quarta (14/03), das 9h ás 12h, o painel Conflitos Socioambientais e a Perspectiva da Construção do Bem Viver. O momento integra as atividades do Fórum Social Mundial (FSM) e acontece no Pavilhão de Aula da Federação (PAF I), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro de Ondina. O painel é aberto ao público e sujeito a lotação de 250 pessoas.

O espaço tem como foco refletir o modelo de desenvolvimento capitalista, apontando estratégias de enfrentamento e de construção de alternativas do bem viver. Inicialmente será traçado um panorama da situação dos Conflitos Ambientais no Brasil, facilitado por Ruben Siqueira, agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) na  Bahia, e serão trabalhados os elementos fundantes da concepção da sociedade do Bem Viver, partilhados  por Carolina dos Anjos, professora da Universidade Federal do Paraná .

Em seguida o painel pretende trazer a experiências dos movimentos sociais e das comunidades tradicionais através de testemunhos. Participam da partilha o Cacique Tupinambá Babau, Clóvis Amorim (Movimento Nacional dos Pescadores/as), Fátima Barros, que trará a experiência quilombola do Tocantins, Léo Mário ( Movimento de Pequenos Agricultores ), Magno Luz ( Movimento pela Soberania Popular na Mineração) e  Rosenilda Gregório dos Santos ( Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu), do território do Povo Gamela.

Confira vídeo produzido pela Mídia NINJA sobre o Cacique Babau e a luta dos Tupinambás da Serra do Padeiro

O painel é organizado pela Articulação Nacional das Pastorais do Campo, Cáritas Brasileira, Comissão Pastoral dos Pescadores (CPP), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

FSM 2018 –  Mais de 60 mil pessoas de 120 países são esperadas para o vento, que tem como foco debater e definir novas alternativas e estratégias para “Um outro mundo possível”.  Com o lema “Resistir é criar. Resistir é transformar!”, o fórum está realizando inscrições individuais e de organizações até o dia 10 de março, através do site www.fsm2018.org ou presencialmente, durante a realização do evento.

Por Morgana Damásio – Assessoria de Comunicação Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3