ENCONTRO REÚNE REDES DE COMERCIALIZAÇÃO DO NORDESTE

14 de dezembro de 2017
AAL_8699

Um espaço de formação, intercâmbio e construção de estratégias para enfrentar o desafio da comercialização sustentável dos grupos de Economia Popular Solidária acompanhados pela Cáritas e redes e grupos parceiros nos estados da Bahia e Sergipe. Este é o objetivo do encontro que acontece nesta quinta (14) e sexta (15), no  Instituto Frei Ludovico, localizado no final de linha de Luís Anselmo, bairro de Brotas, Salvador (BA).

O encontro é um importante passos para a  estruturação da Rede Regional de Comercialização Solidária. Para a compreensão dos desafios dessa construção as Rede Bodegas (CE), Rede Catadores (CE), Rede Mandioca (MA) e ARESOL (BA) foram convidadas a compartilharem suas experiências

Rede Mandioca – Tem adesão de 105 grupos organizados em associações, cooperativas ou grupos formais, beneficiando agricultores e agricultoras familiares envolvendo 2.500 famílias, em 30 municípios no estado do Maranhão.

Rede Bodega –  É  uma tecnologia social constituída pontos fixos de comercialização coletiva e autogestionada, presente em quatro territórios do estado do Ceará. Envolve 200 famílias, estimulando processos de organização, produção agroecológica, consumo responsável e comercialização solidária, gerando trabalho e crescimento econômico.

Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do CearáCriada em 2007, tem como objetivo desenvolver ações conjuntas entre as Associações, Cooperativas e Grupos de Catadores de Fortaleza e Região Metropolitana. Tem como foco a coleta do OGR (Óleo e Gorduras Residuais).

AERESOL-  A  Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (ARESOL) é uma rede de grupos produtivos solidários e gestora de Fundo Rotativo Solidário (FRS). Criada em 2007, é composta por  associações e grupos de pequenos agricultores/as que buscam uma produção auto sustentável e de convivência com o semi-árido, baseada nos princípios da Economia Popular Solidária.

Também participam do encontro  grupos de economia  solidária de Salvador, Feira de Santana, Serrinha, Paulo Afonso, Ruy Barbosa, na Bahia, e dos municípios de Estância e Aracaju, do estado de Sergipe.

A programação do evento também conta com a “Feira de Arte e Troca de Produtos, Sabores e Saberes”, que acontece na quinta (14), às 18h30, no  Instituto Frei Ludovico. Dentre os produtos comercializados estão itens gastronômicos como pão de macaxeira, bolacha de tapioca e batata doce, queijada, bolo bacia, mel, panetone de chocolate, cocadas e compotas de frutas, além de artesanatos em sisal, crochê, bordados, turbantes, bolsas, livreiros, bonecas e outros itens.