Comunidade Jacutinga celebra a colheita

01 de dezembro de 2017
WhatsApp Image 2017-11-29 at 16.49.27

A comunidade Jacutinga, no município de Elísio Medrado, realizou neste domingo (26/11), a 3ª edição da Festa da Colheita. A programação do evento, que celebrou a produção agrícola do ano de 2016-2017, contou com mesa de abertura, homenagens, desfile com os (as) agricultores (as) familiares, feira de agricultura familiar e celebrações.

O evento contou com a participação de cerca de 70 pessoas, dentre as comunidades do município de Elísio Medrado e parceiros como Associações Comunitárias de Gentio e Gameleira, dirigentes da COOAMA, representações da Cáritas Regional Nordeste 3 e Cáritas Diocesana de Amargosa e Prefeitura Municipal de Elísio Medrado.

A programação foi iniciada com uma mesa de abertura, sendo que esta contou com a participação do Professor Álvaro Luis,  Cosme ( COOAMA), Ivonete (Presidenta da Associação de Agricultores Familiares de Sítio do Meio e Adjacências), Josefa (Associação da Gameleira), Gerolene Silva  (Vereadora do Município de Elísio Medrado), Uberlândio (Cáritas Diocesana de Amargosa), Marcos Fabrício ( Cáritas Regional Nordeste 3) e 02 agricultores(as) familiares.

Confira a Síntese das falas:

Josefa- Menciona que a Jacutinga é uma referência para as comunidades ao entorno. Apontou a garra e a união das mulheres e juventudes da comunidade.

Cosme- Menciona o início da comunidade, focando a força das sete mulheres que iniciaram as ações de organização comunitária. Referência a ação da Cáritas Diocesana de Amargosa, principalmente com a organização das comunidades, por meio das ações de implementações das tecnologias sociais de captação de água da chuva. A ação da COOAMA junto com a comunidade relaciona-se ao fortalecimento do associativismo e cooperativismo, com eixo no desenvolvimento comunitário. Aponta a importância da Prefeitura Municipal de Elísio Medrado, na figura do Prefeito Robson e a Nutricionista Debora, que vem contribuindo para o fortalecimento dos grupos produtivos das comunidades do entorno de Elísio Medrado. Aponta a necessidade de continuar o fortalecimento das comunidades, principalmente com as feiras locais e no território.

Fabrício- Explica que o início da chegada junto à comunidade Jacutinga que foi, por meio da Cáritas Diocesana de Amargosa, nas figuras de Lili e Dinho. Menciona que ficou encantado coma comunidade, principalmente pelo fato de ser liderada por mulheres e ter um forte vínculo comunitário. Referência a Prefeitura Municipal de Elísio Medrado e a COAMA, sobretudo a importância da Cooperativa para a construção de ações de fortalecimento das comunidades e do território de identidade do Vale do Jiquiriça. Aponta a importância de fortalecer o território.

Ivonete- Agradece a participação dos(as) presentes, mencionando a importância das mulheres na construção da associação. Aponta a importância dos parceiros na caminhada da comunidade, desde o fortalecimento das famílias para o acesso a água para consumo humano e produção de alimentos até o fortalecimento da produção com beneficiamento de frutas

Uberlândio- Menciona a ação da Cáritas Diocesana de Amargosa com foco no fortalecimento comunitário, a partir da implementação das tecnologias de captação de água da chuva.

Em seguida, foi promovido desfile envolvendo agricultores(as) familiares com parte da produção da comunidade.

Com informações de Marcos Fabrício