Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Comunidade Jacutinga celebra a colheita

01 de dezembro de 2017
WhatsApp Image 2017-11-29 at 16.49.27

A comunidade Jacutinga, no município de Elísio Medrado, realizou neste domingo (26/11), a 3ª edição da Festa da Colheita. A programação do evento, que celebrou a produção agrícola do ano de 2016-2017, contou com mesa de abertura, homenagens, desfile com os (as) agricultores (as) familiares, feira de agricultura familiar e celebrações.

O evento contou com a participação de cerca de 70 pessoas, dentre as comunidades do município de Elísio Medrado e parceiros como Associações Comunitárias de Gentio e Gameleira, dirigentes da COOAMA, representações da Cáritas Regional Nordeste 3 e Cáritas Diocesana de Amargosa e Prefeitura Municipal de Elísio Medrado.

A programação foi iniciada com uma mesa de abertura, sendo que esta contou com a participação do Professor Álvaro Luis,  Cosme ( COOAMA), Ivonete (Presidenta da Associação de Agricultores Familiares de Sítio do Meio e Adjacências), Josefa (Associação da Gameleira), Gerolene Silva  (Vereadora do Município de Elísio Medrado), Uberlândio (Cáritas Diocesana de Amargosa), Marcos Fabrício ( Cáritas Regional Nordeste 3) e 02 agricultores(as) familiares.

Confira a Síntese das falas:

Josefa- Menciona que a Jacutinga é uma referência para as comunidades ao entorno. Apontou a garra e a união das mulheres e juventudes da comunidade.

Cosme- Menciona o início da comunidade, focando a força das sete mulheres que iniciaram as ações de organização comunitária. Referência a ação da Cáritas Diocesana de Amargosa, principalmente com a organização das comunidades, por meio das ações de implementações das tecnologias sociais de captação de água da chuva. A ação da COOAMA junto com a comunidade relaciona-se ao fortalecimento do associativismo e cooperativismo, com eixo no desenvolvimento comunitário. Aponta a importância da Prefeitura Municipal de Elísio Medrado, na figura do Prefeito Robson e a Nutricionista Debora, que vem contribuindo para o fortalecimento dos grupos produtivos das comunidades do entorno de Elísio Medrado. Aponta a necessidade de continuar o fortalecimento das comunidades, principalmente com as feiras locais e no território.

Fabrício- Explica que o início da chegada junto à comunidade Jacutinga que foi, por meio da Cáritas Diocesana de Amargosa, nas figuras de Lili e Dinho. Menciona que ficou encantado coma comunidade, principalmente pelo fato de ser liderada por mulheres e ter um forte vínculo comunitário. Referência a Prefeitura Municipal de Elísio Medrado e a COAMA, sobretudo a importância da Cooperativa para a construção de ações de fortalecimento das comunidades e do território de identidade do Vale do Jiquiriça. Aponta a importância de fortalecer o território.

Ivonete- Agradece a participação dos(as) presentes, mencionando a importância das mulheres na construção da associação. Aponta a importância dos parceiros na caminhada da comunidade, desde o fortalecimento das famílias para o acesso a água para consumo humano e produção de alimentos até o fortalecimento da produção com beneficiamento de frutas

Uberlândio- Menciona a ação da Cáritas Diocesana de Amargosa com foco no fortalecimento comunitário, a partir da implementação das tecnologias de captação de água da chuva.

Em seguida, foi promovido desfile envolvendo agricultores(as) familiares com parte da produção da comunidade.

Com informações de Marcos Fabrício

Comentários

comentários

Seja um Doador

Somos Nordeste 3 – Somos Cáritas

Faça parte dessa rede
Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Regional Nordeste 3
Rua Emília Couto, Nº 270 B - Brotas
CEP 40.285-030


Salvador/Bahia
+55 (71) 3357-1667

caritasne3@caritas.org.br