Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Regional Nordeste 3 promove capacitação em Economia Popular Solidária

18 de setembro de 2019
IMG-20190918-WA0015

“O fortalecimento das iniciativas da Economia Popular Solidária é um dos apelos mais fortes da realidade atual, principalmente para a Cáritas, que tem procurado orientar sua intervenção na realidade para o fortalecimento do protagonismo dos excluídos e excluídas, tanto no que se refere à melhoria  de suas condições de vida quanto à conquista de direitos sociais. Essa tem sido a sua estratégia recente na ação com os  Projetos  Alternativos Comunitários e, agora, amplia essa intervenção no fortalecimento de iniciativas de Economia Popular Solidária”

( Vinte anos da EPS 2003)

Até a sexta (20/9) agentes Cáritas de diversas regiões da Bahia e Sergipe estão aprofundando os conceitos da Economia Popular Solidária (EPS). A ação objetiva a capacitação com conhecimentos necessários à compreensão da lógica peculiar dos empreendimentos da EPS, possibilitando uma visão crítica sobre as condições necessárias a viabilidade e a sustentabilidade dos empreendimentos econômicos solidários.

O  primeiro momento do curso, que é  modular,  visa capacitar teórica e metodologicamente para a elaboração do estudo de viabilidade/diagnóstico com respectivo plano de ação em apoio aos empreendimentos econômicos nas regiões pastorais da BA e SE.  O curso é ministrado pelo professor Gabriel Kraychete, economista, doutor em políticas sociais e cidadania, reponsavel por coordenar entre 1999 e 2009 o Programa de Pesquisa e Extensão Economia dos Setores Populares e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ( ITCP), da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

IMG-20190918-WA0016

Após esse primeiro momento os agentes  realizarão, em campo, o estudo de viabilidade de um empreendimento associativo. Durante o trabalho de campo cada participante do curso contarão com um serviço de acompanhamento à distância para elucidar dúvidas suscitadas pela realização do estudo de viabilidade.

A iniciativa foi recebida com muita expectativa pelos agentes Cáritas. Para Suzane Ladeia, de Caetité (BA), o curso será importante para o trabalho pastoral. ” Que o curso possa contribuir no fortalecimento e acompanhamento dos grupos de EPS na diocese de Caetité”, afirma.  Geandrelma Santana, de Sergipe, também partilha do mesmo sentimento. “Para poder atuar com maior autonomia e bom desenvolvimento na comunidade Salgado em Sergipe”, diz.

O próximo momento presencial está previsto para o primeiro semestre de 2020.

Por Alan Lustosa

Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3

Comentários

comentários

Seja um Doador

Somos Nordeste 3 – Somos Cáritas

Faça parte dessa rede
Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Redes Sociais

Contato

Cáritas Regional Nordeste 3
Rua Emília Couto, Nº 270 B - Brotas
CEP 40.285-030


Salvador/Bahia
+55 (71) 3357-1667

caritasne3@caritas.org.br