Cáritas Diocesana de Caetité lança edital para seleção de projetos sociais

16 de julho de 2019
postais-site-01-1

A Diocese de Caetité, através da Cáritas Diocesana, torna público o edital para seleção de projetos sociais referente ao ano de 2019. Com o tema “Fraternidade e Políticas públicas”, a seleção apoiará iniciativas que estimulem a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, fortalecendo a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade. As inscrições para a seleção vão do dia 15 de julho a 15 de agosto de 2019.

O recurso que será destinados aos projetos, é resultado da coleta para o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) que acontece todos os anos como gesto concreto da Campanha da Fraternidade. A composição do fundo acontece da seguinte forma: 60% do total arrecadado, na diocese, constituem o Fundo Diocesano de Solidariedade, gerido pela própria diocese através da Cáritas Diocesana, em vista dos seus projetos sociais; 40% do total arrecadado, em cada diocese, constituem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pelo Departamento Social da CNBB, sob a Orientação do Conselho Gestor do FNS.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Diocese de Caetité dispõe dos recursos através de edital. No ano de 2017 foram 9 projetos aprovados na linha da preservação ambiental, geração de renda e defesa dos direitos de populações em situações de conflitos e no ano de 2018 foram apoiadas 7 iniciativas  pela superação da violência e por uma cultura de paz. Os temas apoiados sempre estão afinados com o tema e objetivos da Campanha da Fraternidade.

Podem concorrer a seleção grupos, comunidades, organizações, pastorais e movimentos de acordo com os critérios definidos no edital e no roteiro para elaboração de projetos. Projetos em desacordo com o edital não serão avaliados. Por isso é importante ler atentamente todos os detalhes e critérios estabelecidos pela seleção e preencher todos os campos do roteiro que consta no edital.

AÇÕES APOIADAS

2017

1. Implantação do viveiro de Mudas – Paróquia Santo Antônio – Desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de Condeúba;

2. Assembleias Populares na Mineração: Um debate urgente e necessário – Municípios de Caetité, Pindaí e Guanambi – Desenvolvido pelo Movimento Popular pela Soberania na Mineração;

3. Projeto Re-Nascente – Paróquia de Caetité – Desenvolvido pela Associação Raízes do Semiárido;

4. Projeto Construção de direitos e consciência: O projeto Popular para a juventude no Alto Sertão da Bahia – desenvolvido pelo Levante Popular da Juventude;

5. Projeto de fortalecimento do trabalho com as mulheres e artesãs do Clube de Mães – Paróquia Senhor da Boa vida – Cordeiros. Desenvolvido pelo Clube de Mães;

6. Projeto Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça: Luta e resistência das comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto pela garantia do território do cerrado, caatinga e da vida – Paróquia Senhora Santana – Caetité – Desenvolvido pela associação dos amigos das comunidades de João Barroca e Araticum;

7. Projeto Umbu – Riqueza do Sertão – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Botuporã. Desenvolvido pela Associação Comunitária São Francisco de Assis;

8. Projeto Implantação de área verde pública – Bosque de Nossa Senhora – Palmas de Monte Alto. Desenvolvido pela Paróquia Nossa Senhora Mãe de deus e dos Homens;

9. Projeto Salvar Pequizeiro – Alternativa de trabalho e renda – Paróquia de Tanque Novo. Desenvolvido pela Associação Comunitária Deoclides Cecílio Silva.

2018
1.Formação e capacitação de Karatecas – Dojô Águias da Bahia – Paróquia Santo Antônio – Condeúba
2.Aquisição de materiais para aulas de karatê – Paróquia Santa Rosa de Viterbo – Guajerú
3.Juventude guerreiros da fé – Paróquia Nossa Senhora da Glória – Riacho de Santana
Mulheres em busca da superação da violência de gênero – Paróquia São Geraldo Majella de Guanambi (com ações previstas em Caetité)
4.Cursinho popular do alto sertão da Bahia: Uma experiência em educação popular com juventude – Paróquia São Geraldo Majella de Guanambi (com ações em Caetité);
5.Formação popular de Caculé: Promovendo a paz e justiça entre homens e mulheres – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Caculé
6.Superando a violência por meio da autonomia financeira – Paróquia Senhor Bom Jesus da Boa Vida – Cordeiros
7.Artes cênica e música: Compreendidas na mudança de atitudes e comportamento – Paróquia Santo Antônio – Urandi

EDITAL