Canudos, na Bahia, recebe no dia 13/09 sua feira livre revitalizada pelo Projeto Nossa Feira Livre e Solidária

09 de setembro de 2019
capa-e1567616239229
Localizado há 395 km da capital Salvador, o município baiano de Canudos recebe no dia 13 de setembro a sua Feira Livre revitalizada pelo projeto Nossa Feira Popular e Solidária, promovido pela Cáritas Brasileira e financiado pela Fundação Banco do Brasil. Ao todo, 126 feirantes foram beneficiados.

A Feira Livre de Canudos recebeu lixeiras e containers para a melhor gestão da organização de resíduos sólidos secos e orgânicos, além de balanças digitais, duas balanças mecânicas e jalecos. Para os que manuseiam carne o peixe também é fornecido luvas e botas. Os feirantes foram favorecidos com barracas novas e capacitação por meio da metodologia social Oasis, uma ferramenta de mobilização que visa favorecer o desenvolvimento comunitário através do protagonismo cidadão e estimular comunidades na cooperação e empreendedorismo, ampliando sua capacidade de propor ações criativas para a resolução de problemas, e assim criar bases para o sucesso de políticas públicas participativas.

O projeto busca atender, em duas etapas, 21 municípios de quatro estados do Nordeste brasileiro: Piauí, Maranhão, Paraíba e Bahia. O investimento social feito pela Fundação BB foi de 10 milhões de reais que são utilizados na revitalização e estruturação das feiras, na formação dos feirantes com capacitações nas áreas de educação financeira, no empreendedorismo e na gestão dos resíduos sólidos.

Por Cáritas Brasileira