Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Agentes Cáritas participam de encontro de formação em comunidade quilombola

18 de abril de 2017
FORMAÇÃO EM LAGES DO NEGROS_PJR

A Cáritas Brasileira Regional NE3 foi uma das entidades participantes do encontro de formação na comunidade quilombola de Lages dos Negros, região de Campo Formoso (Ba), promovido pela Pastoral da Juventude Rural. 

Com o objetivo de fortalecer o engajamento o protagonismo e o empoderamento das jovens mulheres quilombolas, o encontro aconteceu nos dias 8 e 9 do mês de abril e possibilitou momentos de mística, debate e troca de experiências entre varias organizações que trabalham com juventude na região e no estado, análise da conjuntura sob a ótica das mulheres e ainda oficinas de turbante e comunicação.

MOMENTO DE MÍSTICA DO ENCONTRO

A Cáritas Regional NE3 foi presença no encontro através de Débora Araújo, jovem agente Cáritas de Brejo Grande – Diocese de Propriá e João Marcos do Santos, jovem agente Cáritas de Salgado – Diocese de Estância. Além de contribuir com os momentos de mística, a Cáritas participou da primeira mesa de debate enquanto entidade que atua com juventudes, sendo representada pelo jovem Marcos, que pode dizer das pedras e flores do nosso caminho.

Para o jovem Marcos, ter a oportunidade de conhecer a comunidade de Lages dos Negros foi uma experiência nova, e o motivou a reafirmar seu “dever de lutar por dias melhores, o fez refletir que não se precisa de muito para ser feliz, mas que precisamos de oportunidades para sermos gigantes”. Ele destaca ainda que levou na “bagagem uma experiência única que o faz querer mais e mais estar presente na luta ao aprender com aquela comunidade ser exemplo de luta e resistência e de acreditar em outro mundo possível nos fazendo abrir os olhos  que todos nós fazemos parte de uma só ciranda.”

A jovem Debora se diz muito grata e feliz por ter conhecido aquela comunidade tão agradável e acolhedora. Para ela “o encontro a provocou a ver uma comunidade quilombola de outra maneira,como guerreiros e autênticos.”

O sentimento que nos cerca é de gratidão à Pastoral da Juventude Rural pelo convite e pela oportunidade de nossa rede poder vivenciar este momento de troca de saberes e de reflexão sobre a luta das mulheres!

Por Amanda Santos

Comentários

comentários

Seja um Doador

Somos Nordeste 3 – Somos Cáritas

Faça parte dessa rede
Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Regional Nordeste 3
Rua Emília Couto, Nº 270 B - Brotas
CEP 40.285-030


Salvador/Bahia
+55 (71) 3357-1667

caritasne3@caritas.org.br