Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Santa Dulce

12 de outubro de 2019
images (2)

No próximo dia 13 de outubro será canonizada a primeira santa nascida no Brasil. Entre muitas mulheres santas, a primeira brasileira a ser canonizada será a baiana Irmã Dulce. Agora se torna, para a Igreja do mundo inteiro, Santa
Dulce dos Pobres.

A trajetória dessa mulher simples e determinada nos ilumina e inspira para uma prática da caridade que cura, acompanha e liberta. Além de ser aquela mulher corajosa que abria suas portas para o socorro imediato de quem mais necessitava, Dulce tinha um forte senso de justiça e foi um grande suporte na organização de trabalhadores, fundando, em 1936, a União Operária São Francisco – primeira organização operária católica do Estado, que depois deu origem ao Círculo Operário da Bahia.

Em 1937 funda, juntamente com Frei Hildebrando Kruthaup, o Círculo Operário da Bahia, mantido com a arrecadação de três cinemas que ambos haviam construído através de doações – o Cine Roma, o Cine Plataforma e o Cine São Caetano. Em maio de 1939, Irmã Dulce inaugura o Colégio Santo Antônio, escola pública voltada para operários e filhos e filhas de operários, no bairro da Massaranduba.

 
Com muita clareza de sua missão, o testemunho de Ir. Dulce ultrapassa os limites de seus anos vividos na terra. Seu espírito permanece vivo em milhares de pessoas que, de alguma forma, experimentaram sua bondade e seu
compromisso com a defesa da vida.
A sua canonização é um reconhecimento da grandeza desta mulher que, na sua pequenez, foi firme na sua missão e mobilizou a solidariedade de tantas outras pessoas que dela se aproximavam.

Cáritas é “amor em movimento”. Naquele corpo frágil e de espírito muito forte, o amor se movimentou incansavelmente na direção das pessoas mais pobres e excluídas. Que seu exemplo nos desafie, provoque e impulsione a viver com muita ousadia e humildade a nossa missão:“Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.

Por Cleusa Alves – Conselho Consultivo da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3

Foto: Divulgação/ Acervo OSID

Comentários

comentários

Seja um Doador

Somos Nordeste 3 – Somos Cáritas

Faça parte dessa rede
Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Redes Sociais

Contato

Cáritas Regional Nordeste 3
Rua Emília Couto, Nº 270 B - Brotas
CEP 40.285-030


Salvador/Bahia
+55 (71) 3357-1667

caritasne3@caritas.org.br