Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

28 anos – Da promoção humana à luta por direitos

banner 28 anos

capa revista

Clique aqui para ver a revista

Caso não tenha o plug-in compatível para acessar pelo celular, clique aqui.

“Eu vim para que todos tenham a vida, e para que a tenham em abundância.” (Evangelho de João 10,10)

Como podemos ser feliz vendo tanta miséria e tantas injustiças?  Frei Beto nos sinaliza um caminho: não somatizar essas infelicidades, opressões e injustiças, e empenhar a vida na direção de mudar esse estado de coisas.

Quando celebramos o aniversário de 28 anos da Cáritas Brasileira Regional NE3 vislumbramos que nossos agentes já fazem esse exercício há quase três décadas. São centenas de mulheres, homens, jovens, trabalhadores, pescadoras, quilombolas, agricultoras, catadores, povo de rua, crianças e adolescentes que dedicam sua vida em função de um mundo onde as condições espirituais, culturais, ambientais, sociais e politicas possibilitem a felicidade como direito de todos e todas. A Cáritas é uma rede que acredita que a felicidade anda de mãos dadas com a solidariedade e com o bem comum.

Nesse momento estamos conectados com toda a Rede Cáritas Brasileira fazendo o caminho de reflexão e celebração. Em novembro, nos reuniremos no santuário de Nossa Senhora Aparecida para, junto com “Mariama”, celebrar os 60 anos de presença da Cáritas no Brasil. É período de jubileu, é tempo de colher os frutos semeados no semiárido, no cerrado e no litoral; é tempo de ver brotar o protagonismo das populações que lutam por economia solidaria e por uma agricultura agroecológica; celebrarmos os plebiscitos populares, as leis de iniciativa popular, os tribunais populares do judiciário e o exercício cidadão do nosso povo que acredita na democracia e que assume a tarefa de construir  um novo mundo possível hoje e agora.

Provavelmente muito pouco dos que estão hoje assumindo a missão da Cáritas no nosso Regional iniciaram esse caminhar a 28 anos atrás, mas isso não faz nenhuma diferença, porque essa obra não tem autor especifico e não se finda. Ela segue sempre em construção e conta com a inspiração do evangelho e a capacidade de sonhar de cada agente Cáritas que atua no seu tempo, no seu território e com sua fé. Não podemos esquecer de que o ser humano, certamente, possui tanta necessidade de sonho quanto de realidade. E o nosso sonho alimenta a esperança de que podemos, um dia, transformar o mundo da competitividade que vivenciamos, num mundo da solidariedade que profeticamente Jesus nos deixou como legado.

Terminou o tempo do medo. Começa agora o tempo da esperança”. (Frase dita por Tristan Bernard quando foi preso com sua esposa pela Gestapo).

Salve Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3!!!

Por Cátia Cardoso / Secretária Regional da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3

caravana tematica regiao pastoral 2

As caravanas locais do Regional Nordeste 3 em preparação para o Congresso de 60 anos da Cáritas Brasileira encerraram no dia 28 de maio de 2016. Reuniram-se na Secretaria Estadual de Inclusão Social, localizada em Aracaju, agentes Cáritas que compõem a Região Pastoral 2, formada por Propriá, Estância e Aracaju, além de parceiros/as e pessoas beneficiadas com as ações desenvolvidas pela Cáritas.

Após as falas de boas vindas e breve apresentação dos símbolos trazidos pelos participantes, o grupo partiu em procissão com a Mãe Negra Aparecida abrindo os caminhos para, logo depois, formarem uma roda de partilha para apresentação e realização do gesto simbólico de vestir a camisa feita para a delegação do Regional NE3 “rumo aos 60 anos”. A exibição de vídeos das caravanas anteriores encerrou essa etapa da programação.

O momento de depoimentos contou com a participação de quatro mulheres que deram seus testemunhos sobre as diferentes ações desenvolvidas em suas comunidades com o apoio e participação da Cáritas, como as de economia popular solidária do grupo de mulheres que trabalham com bordado; as com crianças e adolescentes por meio do PIAJ (Programa de Infância, Adolescência e Juventude) e a luta das comunidades tradicionais ribeirinhas e das mulheres marginalizadas pela conquista e garantia dos seus direitos. O público interagiu e fez questionamentos sobre os relatos gerando uma troca de experiências entre todos os presentes.

Durante os trabalhos de grupo, os/as participantes analisaram a atuação da Cáritas em suas dioceses e traçaram estratégias nas áreas de juventude, convivência com o semiárido, economia popular solidário e gênero para o próximo quinquênio da Cáritas Brasileira.

celebracao aniversario regional ne3 (4)

Missa em celebração aos 28 anos do Regional NE3

A culminância do evento foi a celebração presidida por Dom João José Costa, atual presidente da Cáritas Brasileira e Coadjutor da Arquidiocese de Aracaju, e Padre Isaias Nascimento, da Diocese de Propriá, em comemoração aos 28 anos do Regional NE 3 e também marcando a celebração rumo ao V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira que, em novembro deste ano, completará 60 anos. O tema do congresso é: “Pastoralidade e Transformação Social” e o lema: “Cáritas: 60 anos de solidariedade libertadora”. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que esteve presente em todas as caravanas do Regional NE3, seguirá para o Regional Ceará encerrando sua passagem abençoada pelos estados da Bahia e de Sergipe.

Texto e fotos: André Bárbara /Comunicador da Cáritas Arquidiocesana de Aracaju, com apoio da Assessoria de Comunicação da Cáritas Regional NE3

Seja um Doador

Somos Nordeste 3 – Somos Cáritas

Faça parte dessa rede
Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Regional Nordeste 3
Rua Emília Couto, Nº 270 B - Brotas
CEP 40.285-030


Salvador/Bahia
+55 (71) 3357-1667

caritasne3@caritas.org.br